Principais bandas internacionais dos anos 80

links patrocinados

Principais bandas internacionais dos anos 80

A música dos anos 1980 foi consideravelmente variada, mas teve como grande característica a utilização de elementos eletrônicos – o que é bem diferente da “música eletrônica” atual como conhecemos. Estilos como o Synthpop, o Pós-punk e, principalmente, o New Wave, originaram muitas bandas que, até hoje, são tocadas em rádios e festas, com músicas que se tornaram verdadeiros clássicos. Outros gêneros, notadamente o hard rock, também fizeram um grande sucesso no período. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre as principais bandas internacionais dos anos 80.

Bandas internacionais dos anos 80: o hard rock

Principais bandas internacionais dos anos 80 Principais bandas internacionais

Hard rock é um gênero originário da década de 1960, mas passou por grandes transformações na década de 80, o que, de certa forma, contribuiu para a origem do heavy metal. As bandas que se mantiveram fiéis às raízes do gênero também conquistaram um grande sucesso na época, que teve exemplos como Whitesnake, Def Leppard, Guns N’ Roses, AC/DC, Van Halen e Bon Jovi, dentre outras. Algumas destas bandas surgiram na década anterior, mas se estabeleceram comercialmente durante a década de 80.

O metal, por sua vez, teve como grandes exemplos Iron Maiden, Metallica, Anthrax, Megadeth e Slayer, além de outras. Muitas destas bandas continuam na ativa, ainda lotando estádios e arenas.

Confira as Principais bandas internacionais dos anos 80

Bandas internacionais dos anos 80: New Wave e Pós-punk

O New Wave surgiu a partir do punk dos anos 1970, incorporando alguns elementos eletrônicos. Seu surgimento também remonta à década de 70, mas seu estabelecimento como um gênero exclusivo aconteceu apenas na década seguinte. Este foi o grande movimento musical daquela década, graças a bandas como The Cure, Tears for Fears, New Order, A-Ha, The Smiths, Duran Duran e muitas outras.

Anos 80

Divisão por gêneros

A divisão destas bandas por gêneros nos ajuda a ter uma compreensão mais didática do que foram os anos 80 em termos musicais – ou qualquer outra época. Contudo, é importante ressaltar que, muitas vezes, as bandas transitam entre os gêneros musicais, que costumam ter algumas linhas bem tênues entre eles. O The Cure, por exemplo, é muito lembrado entre a cena Pós-punk, embora também seja considerado New Wave e um dos precursores do movimento gótico.

O pop também não pode ficar de fora de qualquer lista dos artistas internacionais dos anos 80. O período representou o auge de Michael Jackson, com o lançamento do álbum Thriller, em 1982, que passou décadas como o mais vendido da história. Este foi também um dos grandes períodos de Madonna, além de George Michael, Whitney Houston, Kylie Minogue, Billy Idol, entre outros.

Conheça as Principais bandas internacionais dos anos 80

No Brasil

No Brasil, os anos 80 representaram um dos pontos altos da música nacional, graças a bandas como Titãs, Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, Ultraje a Rigor, Legião Urbana e várias outras. O hard rock também começou a se estabelecer no Brasil neste período, embora não tenha conquistado grandes audiências, em comparação com as bandas de New Wave e Pós-punk. Curiosamente, a artista que mais vendeu discos na década de 1980 no Brasil foi a cantora Simone.

Pesquisar
Artigos Relacionados