Portal SIAPEnet

links patrocinados

Portal SIAPEnet

Portal SIAPEnet

O SIAPE Net surgiu a partir da necessidade de unir todos os dados adquiridos ao longo dos anos pelo Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE), tendo como objetivo disponibilizar as informações pessoais, financeiras e afins dos usuários e profissionais dessa área de uma forma rápida, prática e com possibilidade de ser consultada de qualquer lugar do país ou do mundo, necessitando apenas de uma conexão com a internet e um computador ou aparelho que possa se conectar. Apesar de existir há alguns anos, foi apenas no ano de 2006 que o SIAPE Net foi implementado com uma rede totalmente interligada, além de ter tido uma reformulação extremamente necessária.

Ao entrar no sistema do tipo portal, o usuário poderá visualizar um aglomerado de aplicativos muito úteis e funcionais sobre a área de recursos humanos, a partir da internet, além de se comunicar através de informes e afins, entre os órgãos centrais e federais com unidades específicas e subordinadas, com setores e seções determinadas. O SIAPE Net também possibilita tanto aos funcionários ativos quanto os que já se aposentaram e também os que são pensionistas em realizar um acompanhamento detalhado da vida funcional, com informações tanto pessoais quanto financeiras, limitando ao máximo a burocracia e aumentando a segurança e o conforto (visto que pode ser consultado da sua casa).

Esse tipo de benefício também contribui para que as informações permaneçam atualizadas, melhorando também a atuação dos governos, principalmente o federal, em fazer um retrato sobre os funcionários públicos do Brasil. Na página oficial, você acompanha a importância de instalar um certificado de segurança antes mesmo de preencher suas informações pessoais. Existe um tutorial tanto para o Mozilla Firefox quanto para o Internet Explorer, mas nenhum para o Google Chrome (recomenda-se o primeiro navegador, para evitar problemas como travar o sistema).

Mais informações

Algumas das funções realizadas no site são as autenticações de documentos, como por exemplo: contra cheques, declarações de rendimento (tanto para servidores e pensionistas, quanto para beneficiários de pensão alimentícias e também diárias de ajuda de custo), além da declaração para financiamentos de imóveis (da CEF – Caixa Econômica Federal). Caso tenha qualquer dúvida, você pode preencher um cadastro na Central de Serviços Serpro (CSS), enviando seu problema para um sistema que atende vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana.

No site, há também seções específicas para: servidores, pensionistas, órgãos, consignatários e afins, para que cada um tenha um sistema especializado nas informações que serão fornecidas e também para que o usuário receba notícias diretamente ligadas com a sua área de trabalho. Esse tipo de sistema avança bastante para reunir dados sobre a situação do Brasil, além de economizar tempo daqueles que precisam preencher documentos para estarem em dia com a situação profissional. Apesar de ser um portal bem simples, apresenta o básico necessário para se estar por dentro do sistema público de serviço no Brasil. O governo federal oferece vários outros serviços online, como é o caso do Data SUS, que capta dados sobre os postos de saúde de todo o país.

Fotos

Portal SIAPENetPortal SIAPENet
SIAPENetSIAPENet
Páginas do PortalPáginas do Portal

Pesquisar
Artigos Relacionados