PEP – Programa de Educação Postural

links patrocinados

PEP - Programa de Educação Postural

PEP – Programa de Educação Postural

O Programa de Educação Postural, também conhecido como PEP, é um programa que tem por objetivo estabelecer a harmonia da unidade corporal, restabelecer o equilíbrio do sistema musculoesquelético e melhorar a qualidade de vida. O programa, que não pode ser descrito como uma nova forma de medicina e sim como uma nova forma de garantir bem estar ao corpo, previne desequilíbrios musculares entre os músculos estáticos e dinâmicos, compensa os desequilíbrios encontrados na avaliação e estabelece uma maneira de o indivíduo se posicionar adequadamente sem realizar esforços extremos.

O PEP também torna o movimento postural consciente e faz com que haja uma melhora na qualidade da disposição corporal, com o estabelecimento de uma relação de prazer entre atividade, posicionamento e movimento.

Postura

A aplicação do Programa de Educação Postural se dá por meio do alongamento das cadeias musculares que porventura estejam contraídas, fortalecimento das cadeias relaxadas e massageamento para relaxamento da musculatura ao fim da sessão.

O programa postural promove um equilíbrio das cadeias musculares de forma que o paciente receba de volta sua tonicidade muscular e também restabelece de maneira completa a postura corporal. O programa é elaborado de acordo com o paciente, tendo em vista suas queixas e necessidades, que são descobertas no início do programa através da avaliação postural e do laudo médico. O programa se modifica ao longo das sessões, de acordo com o desempenho do paciente, sendo que cada uma delas é composta por exercícios de alongamento e de fortalecimento das cadeias musculares.

Postura correta

Curso de PEP

Quem já tem familiaridade com questões posturais, como médicos ortopedistas, profissionais de educação física, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, pode fazer um curso online de educação postural. O curso de PEP dialoga sobre os aspectos relevantes da educação postural, mostra a importância da postura correta durante a infância, adolescência, vida adulta e maturidade e revela as intervenções a serem tomadas diante dos desequilíbrios posturais. O conteúdo do curso é adaptável e permite que o estudante aplique os conhecimentos adquiridos ao longo dos estudos com grupos distintos, formados por crianças, pessoas obesas, gestantes, idosos e pessoas com deficiências respiratórias ou motoras. Assim que o curso terminar o estudante estará preparado e apto para prescrever exercícios para seus pacientes e também para adaptá-los de acordo com as queixas e necessidades de cada um.

Educacao Postural

Exercícios e Dicas

No site do Programa de Educação Postural há várias dicas para manter a postura correta ao longo do dia e em diferentes situações. No portal há também exercícios para relaxar ou fortalecer a musculatura, prevenindo ou atenuando desconfortos. Na sessão Como Cuidar da Sua Coluna há exercícios que possibilitam ao indivíduo adaptar seu corpo, de forma a sempre estar com a postura correta. Neste espaço há exercícios para serem feitos de pé, sentado na frente do computador, durante a direção de veículos, no momento de levantar peso e durante caminhadas.

O site do PEP também disponibiliza exercícios para gestantes e oferece informações sobre os principais problemas posturais, sendo que estas servem apenas para se ter uma base, visto que o tratamento de disfunções posturais deve ser acompanhado por um médico ou fisioterapeuta.

Como Corrigir Postura Postura

Pesquisar
Artigos Relacionados