Lista de Obras UFPR 2014

links patrocinados

Lista de Obras UFPR 2014

A Universidade Federal do Paraná, logo no comecinho do ano, já divulgou a lista dos livros escolhidos para a realização da prova de Literatura contida no processo seletivo da universidade. Três livros foram alterados no comparativo com a lista de obras solicitadas no ano passado. Os livros pedidos para o vestibular da UFPR no ano de 2014 são: A Última Quimera, de Ana Miranda, Claro Enigma de Carlos Drummond de Andrade, Eles Não Usam Black – Tie, de Guianfrancesco Guarnieri, Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar, Lucíola, de José de Alencar, o Bom Crioulo, de Adolfo Caminha, Os Dois ou o Inglês Maquinista de Luíz Carlos Martins Pena, Poemas Escolhidos, de Gregório de Matos (organizado por José Miguel Wisnik) e Várias Histórias de Machado de Assis.

Quem? Porquê? E a onde?

Lista de Obras UFPR 2014 Conheça a Lista de Obras UFPR 2014

Quando você for dai início aos seus estudos das obras literárias da Universidade Federal do Paraná, você deve se fazer estas três perguntas: Quem? Porquê? E a onde? Ou seja, quem escreveu o livro, não apenas o nome do autor mais quem ele era, o que ele fazia, qual era a sua posição social, quantos anos ele tinha quando escreveu o livro, ou seja, elabore uma pequena biografia do autor. O porquê do autor ter escrito aquele livro, era uma crítica social, era um desabafo pessoal, por que a mensagem passada através do livro foi escolhida pelo autor? E a onde, o local onde este autor morava, o local onde ele escreveu o livro, qual é ou era a realidade do local em questão o qual o autor escrever este livro, por que ele foi escrito neste local ou qual a importância da cidade em questão para que este livro tenha sido escrito.

Confira a Lista de Obras UFPR 2014

Confira mais

Todas estas indagações e reflexões são fundamentais para que haja a compreensão de uma peça literária, pois, é necessário ter conhecimento do que se passava com o autor para entender o motivo deste ter escrito a obra em questão, muitas vezes, uma história pode parecer superficial, entretanto, quando você estuda estes outros aspectos, você tem consciência de que, na verdade, o intuito do livro ter sido escrito era uma afronta social ou um grito de alguém que era reprimido.

UFPR 2014

Esqueça dos Resumos

Para uma prova de uma universidade federal, resumos dos livros de vestibular não adiantam de nada, a prova vai exigir um conhecimento muito mais específico do livro do que um resumo pode vir a te dar, desta forma, esqueça dos resumos e comece a ler o livro na sua integridade, a maioria destes, não são livros longos ou complicados de ler.

Lista de Obras UFPR 2014 - saiba mais

Exercite

Acima dos exercícios sobre literatura, procure discutir com seus amigos e professores o entendimento que você teve do livro, pois a abrangência de vários pontos de vista é a melhor forma de criar uma interpretação pessoal que tenha correlação com o intuito do autor, muitas vezes entendemos algum fragmento textual que na realidade queria passar outra coisa ou sentimento, desta forma, procure debater sobre os livros listados.

Pesquisar