IPVA 2014 SP

links patrocinados

IPVA 2014 SP

O Detran (sigla para Departamento Nacional de Trânsito) é uma autarquia vinculada aos poderes executivos de cada estado. O órgão tem como principal objetivo realizar a fiscalização de tudo aquilo que se relaciona com o trânsito terrestre em sua jurisdição. Apesar de ser regulado pelos poderes executivos de cada estado, o Detran se subordina a determinações do Governo Federal.

Como possui muitas atribuições distintas, o Detran costuma se dividir em unidades menores, de cobertura municipal. O estado de São Paulo é um dos poucos que tem 100% de abrangência do órgão, ou seja, todas as cidades possuem pelo menos uma unidade do Detran. Ao todo, o estado conta com 309 Seções de Trânsito e 336 Ciretrans (Circunsrição Regional de Trânsito). Estas unidades subsidiárias têm como objetivo fiscalizar o cumprimento das leis federais.

Atribuições do Detran SP

IPVA 2014 SP IPVA 2014

Detran SP se destaca nacionalmente pela estrutura que possui, especialmente na prestação de serviços pela internet. O órgão é altamente informatizado, ajudando de maneira considerável na redução das filas em suas unidades físicas. Uma parte considerável de todos os serviços oferecidos pelo Detran pode ser feira totalmente pela internet.

Na guia “Cidadão”, disponível na página oficial do Detran SP, é possível acessar a relação completa de serviços oferecidos virtualmente. Uma das opções mais procuradas é a de consulta do IPVA.

Confira o IPVA 2014 SP

Consulta do IPVA 2014

Antes de consultar seu IPVA na página do Detran SP, é preciso fazer um rápido cadastro, caso você ainda não o possua. Após terminar este processo, basta realizar o login na página, utilizando o nome de usuário e a senha definidos anteriormente. Depois, é preciso apenas clicar na opção “Consulta de IPVA” para que todas as informações sejam disponibilizadas. Se você tem mais de um veículo em seu nome, é preciso apenas escolher sobre qual deles você deseja obter as informações.

IPVA

O IPVA

IPVA é a sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. O imposto é cobrado em nível estadual, incidindo sobre motos, carros e outros veículos de caráter terrestre. A cotação dos valores do IPVA tem como base o preço de mercado destes veículos. Este é um dos impostos mais importantes do sistema tributário do país, sendo revertido tanto para o estado como para o município em que o carro foi registrado, em iguais porcentagens.

Os estados têm autonomia para definir as alíquotas de IPVA, desde que elas não contrariem as determinações estabelecidas pela legislação federal. Em São Paulo, por exemplo, a alíquota pode chegar a até 4%. Contudo, as características de cada veículo ajudarão a estabelecer a alíquota de maneira mais detalhada. Carros que utilizam Gás Natural Veicular (GNV), por exemplo, têm incentivos com uma alíquota menor de IPVA.

IPVA 2014 SP - saiba mais

Saiba mais

Na página oficial do Detran SP, também é possível ter acesso ao calendário de pagamentos do IPVA em 2014. É preciso ficar muito atento a estes prazos, pois os débitos não quitados podem trazer problemas para o licenciamento do automóvel. Se você tem qualquer dúvida sobre o IPVA de 2014, confira a seção de Perguntas Frequentes no site oficial do Detran SP.

Pesquisar
Artigos Relacionados