Inscrições Enem 2009

links patrocinados

Inscrições Enem 2009

Inscrições Enem 2009

Como usar o ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio, originado no ano de 1998, vem ganhando cada vez mais espaço no meio universitário. No início o ENEM era apenas uma prova aplicada nas escolas de ensino médio que tinha por finalidade avaliar o nível de conhecimento dos estudantes que estão prestes a concluir esta etapa.

Atualmente o Exame Nacional do Ensino Médio serve para as seguintes finalidades: Certificação do Ensino Médio, para conseguir o diploma de ensino médio, a pessoa deve ter acima de 18 anos e atingir, ao menos 450 pontos nas diversas disciplinas avaliadas e 500 pontos na redação. Ciência sem Fronteira: há uma série de avaliações feita com os estudantes para enfim, conseguir uma bolsa no programa, um desses requisitos é ter atingido ao menos, 600 pontos na prova do ENEM. Para conseguir um financiamento (Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior), deve-se ter realizado a prova do ENEM, esta exigência foi cravada no ano de 20011.

Para o ingresso em universidades, há duas formas de utilizar o ENEM; a primeira é o PROUNI, que é uma bolsa estudantil, destinada a alunos que sempre estudaram e concluíram o ensino médio em escolas públicas, essas bolsas são ofertadas por quase todas as universidades particulares do país e o SISU, que permite o ingresso do aluno em Universidades Públicas apenas com a nota do ENEM, algumas universidades, como a UTFPR, por exemplo, substituiu o seu vestibular tradicional integralmente pela nota do ENEM, em outras, média conquistada no Exame, pode preencher parcialmente as vagas destinadas.

O que cai no ENEM?

Inscricoes enem

O Exame Nacional do Ensino Médio conta com quatro temas gerais que abordam todas as disciplinas abordadas durante o Ensino Médio. Divido em: Ciências Humanas e suas Tecnologias, dentro desse título, serão cobradas questões que envolvam Sociologia, Filosofia, Geografia e História. Ciências da Natureza e suas Tecnologias: são analisadas dentro deste tópicos as disciplinas de química, física e biologia. Linguagens e suas Tecnologias abrange a língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (que deve ser escolhida no ato de inscrição), educação artística e redação. E Matemática e suas Tecnologias, que avalia os conhecimentos do aluno na área de Matemática. A prova conta ainda com uma redação que deve ter, no mínimo 7 linhas e no máximo 30.

Provas Enem 2009

Em cada uma dessas matrizes são cobradas 45 questões, totalizando 180 questões, dispostas em dois dias de prova, o primeiro para Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias e o segundo dia que compreende, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e a Redação.

Como estudar

O principal ponto a ser analisado na hora dos estudos é o tempo. Você não deve exceder 1h e 30 min de estudo ininterrupto, lembre-se de fazer pausas de 15 minutinho sempre que este tempo for atingido. Outro aspecto muito importante é a atualização nas notícias tanto no Brasil quanto ao redor do mundo.

Enem

O ENEM costuma fazer perguntas que são atuais, mesclando disciplinas e notícias.

Vale também ressaltar a importância de manter a calma, não adianta estudar um ano inteiro, para chegar na hora e mandar mal na prova devido ao nervosismo, se acalme, por mais que esta seja uma prova muito importante, e que terá grande valor no seu futuro, ela acontece todos os anos.

Inscrições do ENEM 2009

As inscrições para o ENEM 2009 devem ser feitas pela internet, tendo início no dia 15 de Julho.

Simulado Enem Exame do Enem

Pesquisar