Horário de verão 2013- quando termina

links patrocinados

Horário de verão 2013- quando termina

Horário de verão 2013- quando termina

O horário brasileiro de verão 2013 está chegando ao fim. Adorado por uns e odiado por outros, o horário de verão foi estabelecido pelo governo federal para além de promover e incentivar a economia da energia elétrica.

Como nessa temporada o sol vai embora mais tarde e a luz solar substitui a luz elétrica, diminui o consumo especialmente entre as 18 e as 21 horas, período considerado de ‘pico’, pois é o horário em que as pessoas mais utilizam a energia elétrica ao mesmo tempo, quando ligam as TVs, computadores e demais eletrônicos, assim como é o horário em que a iluminação das ruas também é acionada.

Encerra neste sábado

O horário de verão 2013 que teve início no dia 21 de outubro de 2013, teve o encerramento a meia noite de sábado, dia 17 de fevereiro. O adiantamento dos ponteiros em uma hora, que torna os dias ficam mais longos e o amanhecer também acontece mais cedo teve duração de quatro meses na sua última edição. Para acertar o seu relógio você deverá atrasa-lo em uma hora à meia noite deste sábado, 17 de fevereiro.

Horário de verão- economia

Economia com horário de verão dobra em relação a 2012

O Operador Nacional do Sistema Elétrico –ONS, calculou a economia de R$ 280 milhões nesta ´última edição do horário de verão. De acordo com a ONS número está 50% acima do valor economizado no ano de 2012, que foi de R$ 130 milhões. O aumento na economia acontece porque não foi necessário acionar as usinas térmicas tanto quanto no ano passado.

A partir do ano de 2008, através de um decreto do governo federal as datas para o início e para o término do horário de verão foram fixadas terminantemente, antes disso as datas eram anunciadas todos os anos em um novo decreto. Com isso, a previsão para o início do horário de verão será sempre, no terceiro domingo do oitavo mês, outubro, e término acontecerá no terceiro domingo do mês de fevereiro. Somente quando a data de encerramento ocorrer no mesmo final de semana em que o feriado de Carnaval, a data será mudada para o domingo seguinte.

Horário de verão

História do Horário de Verão

O horário de verão foi implantado no Brasil no ano de 1931. Ele é vigorado apenas nas região Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Com o principal objetivo de reduzir os gastos com a energia elétrica, pois de acordo com a indústria de eletricidade este é o período do ano em que mais se consome energia no país. A principal causa é o calor que exige a maior refrigeração, e como já apurado o consumo aumenta significativamente, principalmente no mês de outubro que atinge a máxima anual.

Porém atualmente pode se dizer que não é apenas o setor de energia que se beneficia, outros setores como o de turismo e comércio também são favorecidos, assim como a população em geral que conta com mais locais de lazer dentro dos próprios centros urbanos e com o ganho para o meio ambiente em contrapartida também é beneficiada.

Acabou o horário de verão Horário de verão no Brasil

Horário de verão 2013- quando termina

Confira um vídeo sobre o horário de verão:

Pesquisar
Artigos Relacionados