Exercícios de alongamento

links patrocinados

Alongamentos nos esportes

Exercícios de alongamento

Antes de começar a fazer qualquer tipo de atividade ou exercício físico é ideal é fazer um alongamento, breve para os dias que estiverem mais corridos, e um tanto mais longo para os dias menos agitados. Para isso, deve-se criar o hábito primeiro, já que não são todas as pessoas que conhecem e sabem do benefício que o alongamento proporciona da vida a curto e em longo prazo. Isso se devo ao fato de que, principalmente em movimentos muito repetitivos, fazer o alongamento previne futuras lesões nos músculos ou mesmo dores, depois de ter feito atividades. Para fazer exercícios de alongamento não necessariamente deve haver equipamentos de auxilio, levando em conta que a execução é bastante fácil.

Cuidado na execução de exercícios de alongamento

Tipos de Alongamento

Apesar dos benefícios que o alongamento pode proporcionar é preciso muito atenção execução dos movimentos, não podem ser feitos de qualquer maneira, pois podem ser inválidos ou trazer riscos ao corpo. É preciso ter em mente de trabalhar sempre com uma postura correta e não ter pressa, mesmo em sessões que durem menos que cinco minutos. Assim, pernas e braços são as partes do corpo que precisam de atenção especial, assim como pescoço, costas e ombro.

Especialistas recomendam que de forma geral o alongamento deve ser feito com exercícios lentos e com controle de respiração. Antes de começar o próprio alongamento é bom fazer um aquecimento pequeno, como fazer uma caminhada de poucos minutos, porque isso ajuda o organismo a movimentar o sangue e bombear para todos os tecidos, o que torna os músculos um tanto mais maleáveis.

Exercícios de alongamento durante o dia

Como fazer Alongamento

Mesmo não fazendo algum tipo de atividade física constante ou permanente é aconselhável que se faça pequenos alongamentos diários, o primeiro pode ser pela manhã ao acordar. Fazendo isso seu corpo ganha mais disposição durante o dia. O outro pode ser feito na parte da tarde para aliviar o stress do cotidiano, pois os músculos do nosso corpo se contraem em momentos tensos, e ocasionam dores ou lesões nas regiões afetadas.

Exercícios de alongamento para as costas

Com a pressão e a agitada rotina do dia a dia, seja ou estudando ou trabalhando, corremos o risco de ter dores nas costas. Algumas dessa dores devem ser investigadas pois podem ser crônicas e representar um sério risco à saúde, porém, se for ocasionada por cansaço, por exemplo, você pode seguir algumas dicas de alongamento que ajudar a aliviar o incômodo.

Faça alongamentos no seu local de trabalho

Alongamento em casa

Algumas dores que sentimentos são em decorrência de ficar muito tempo na mesma posição ou na postura incorreta. No trabalho isso é muito comum de acontecer, essencialmente nas profissões em que as pessoas não têm a necessidade de se mexer muito. Por serem de fácil execução os exercícios de alongamento podem ser realizados em qualquer local, até mesmo no trabalho.

Se você não trabalha em uma empresa que incentive seus funcionários a alongarem (algumas até contratam um profissional para ajudar), você pode fazer por conta própria e criar o habito diário de alongamento.

Como alongar corretamento Alongamentos 2013

Pesquisar
Artigos Relacionados