Escotismo

links patrocinados

Escotismo

Escotismo

História do Escotismo

O Escotismo é um movimento que prega praticamente todas as boas atitudes possíveis nos jovens do mundo inteiro, como honra, prestatividade, lealdade, integridade, entre outras. Não possui fins lucrativos, mas é extremamente organizado e disciplinado.

O movimento nasceu na Inglaterra com lorde Baden-Powell em 1907 após um acampamento organizado por ele com 20 jovens de diversas idades. Lá ensinou a eles técnicas de primeiros socorros, orientação, segurança, e técnicas de sobrevivência.

A partir daí, o movimento do escotismo começou a ganhar força e se desenvolver cada vez mais até se tornar o fenômeno de altruísmo que é hoje.

Princípios do Escotismo

O escotismo é regido pela Lei Escoteira, que possui dez artigos sobre os mais diversos temas. Baden-Powell, ao criar a Lei Escoteira, não queria criar leis proibitivas, mas sim orientações para que os escoteiros pudessem ser pessoas mais benévolas. O escoteiro iria se espelhar na lei e agir conforme ela orienta.

A Promessa Escoteira é feita pelo escoteiro quando este entra para um grupo escoteiro e está prevista desde os primórdios da atividade, quando Baden-Powell fundou o movimento.

Como funciona o Escotismo

Além da Lei Escoteira, o escotismo possui três pilares básicos: dever para com Deus, tendo uma crença religiosa, seja ela qual for; dever para com o próximo, no que diz respeito a solidariedade e outras assistências; dever para com si próprio, que é o desenvolvimento pessoal, tanto intelectualmente, como física e moralmente.

Modalidades do Escotismo

Existem três modalidades do escotismo: a modalidade básica, a modalidade do ar e a modalidade do mar.
Basicamente, as modalidades são formas de se praticar o escotismo. Na modalidade básica são priorizadas as atividades de montanhismo, acampamentos e excursões, onde são aprendidas técnicas de proteção com troncos de árvores e os famosos nós escoteiros. A modalidade básica é a que tem o maior número de integrantes por ser a que possui o maior número de unidades de treinamento.

O que e Escotismo

A modalidade do ar é mais relacionada a atividades de aeromodelismo, aeronavegação, estudos meteorológicos, entre outras atividades ligadas literalmente ao ar. E, por fim, a modalidade do mar está diretamente ligada às atividades na água, como esportes aquáticos, pesca e estudos oceanográficos.

Por que ser escoteiro?

Participar do escotismo pode trazer diversos benefícios para saúde, para o intelecto, para a moral, para sua forma de agir perante certas circunstâncias e também pode proporcionar a você a possibilidade de fazer parte de um grupo e de ajudar outras pessoas.

Para que serve o Escotismo

Além disso, o contato com a natureza, com o ar livre e puro, a vida em grupo, as aventuras e as amizades adquiridas fazem o escotismo valer a pena e se tornar uma experiência muito agradável!

Ser escoteiro permite que você se desenvolva como pessoa e se realize em seus objetivos. Se você ainda não tentou, obtenha informações no site dos escoteiros do Brasil e saiba como participar dos eventos, conheça mais da história do escotismo e suas leis e promessas. Não perca tempo e procure já um grupo escoteiro: você aproveitará sua vida de uma forma que jamais imaginou!

Escotismo Como participar de um Escotismo

Pesquisar