Cursos técnicos – Catálogo Nacional e Cursos Técnicos gratuitos

links patrocinados

Cursos técnicos - catálogo nacional e cursos técnicos gratuitos

Cursos técnicos – Catálogo Nacional e Cursos Técnicos gratuitos

As pessoas que desejam enfrentar o mercado de trabalho devem estar preparadas para a concorrência e para as exigências que as empresas contratantes têm exigido para que o contrato seja validado.

No Brasil, os Cursos Técnicos têm tornado-se a melhor solução para quem deseja ter uma boa preparação e conseguir um emprego melhor.

Estes cursos, apesar de não substituírem os diplomas superiores, classificam seus estudantes com mais qualificação que aqueles que possuem apenas o ensino fundamental ou ensino médio.

É uma boa escolha para quem deseja ter uma boa visibilidade no mercado de trabalho, mas não pode enfrentar quatro ou cinco anos em um curso superior.

No Brasil, estes cursos técnicos são voltados para alunos que estejam cursando o ensino médio ou para quem já os concluiu.

Modalidades

Cursos tecnicos gratuitos

Existem vários tipos de cursos técnicos oferecidos por instituições de ensino, com autorização das Secretarias Estaduais de Educação, são eles: Ensino Técnico Integrado, Ensino Técnico com Concomitância Externa, Ensino Técnico Subsequente.

O primeiro trata-se de um curso integrado ao ensino médio, em que o aluno cursa, na sua própria escola, a sua escolha na área de seu interesse. Nestes casos, é necessário que o aluno já tenha o primeiro ano do ensino médio completo.

O Ensino Técnico com Concomitância Externa, o segundo modo, o aluno curso simultaneamente o ensino médio e o ensino técnico, porém em instituições diferentes. Neste caso, também é necessário que ele já tenha o primeiro ano do ensino médio completo.

Cursos tecnicos nacionais

A última modalidade, o Ensino Técnico Subsquente, é aquele que o aluno só possa cursas após a conclusão do Ensino Médio.

Tipos de Cursos Técnicos

Aquelas pessoas que desejam cursar um ensino técnico, devem, primeiramente, optar pela área de seu interesse, para depois buscar as instituições que ofereçam cursos nesta área.

Existem as áreas de Saúde, Educacional, Industriais, Gestão e Negócios, Lazer, Informática, Infraestrutura, Alimentação, Design e Recursos Naturais.

Em cada uma delas, existem cursos para diferentes estilos e para diferentes pessoas.

Por exemplo, se um cidadão se identifica com a área de Saúde, ele pode optar pelos cursos técnicos como: agente comunitário de saúde, cuidador de idosos, auxiliar de enfermagem, estética, massoterapia, prótese dentária, radiologia, saúde bucal, segurança do trabalho e outras.

Modalidades de Cursos tecnicos

Ainda neste sentido, se o cidadão escolher pela gestão poderá trabalhar nas áreas de: administração, contabilidade, comércio, finanças, logística, marketing, recursos humanos e vendas.

Cabe a cada estudante analisar qual a área que lhes pareçam mais próximas com suas vocações.

Cursos Técnicos Gratuitos e Particulares

Os cursos técnicos oferecidos por instituições particulares, apesar das mensalidades, oferecem valores bem mais em conta que cursos universitários. Além dos valores mais baixos, o tempo de durabilidade entre um curso técnico e um universitário é bastante diferente.

Diversas universidades e escolas especializadas já oferecem estes tipos de cursos para a população.

Entretanto, aquelas pessoas que desejam cursar um ensino técnico e não possuam condições financeiras para isso, podem optar pelos cursos gratuitos oferecidos pelo governo ou por instituições.

Empresas como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) oferecem este tipo de aprendizado gratuito.

Para você que se interessa pelos diversos cursos oferecidos, o Ministério da Educação traz em seu site um catálogo com todos os cursos e instituições que ofereçam estes serviços gratuitos. Vale a pena conferir.

Escolha dos Cursos tecnicos Curso tecnico

Pesquisar