Cruzeiro Esporte Clube 2011

links patrocinados

Cruzeiro Esporte Clube 2011

Cruzeiro Esporte Clube 2011

O Cruzeiro Esporte Clube, ou simplesmente Cruzeiro, é um time de futebol de Minas Gerais, tendo sido fundado em janeiro de 1921 na cidade de Belo Horizonte. Antes de receber o nome atual, que foi dado em homenagem à constelação Cruzeiro do Sul, o time mineiro se chamava Sociedade Palestra Itália. Por conta da Segunda Guerra Mundial e das relações conturbadas entre os países, sendo que o país europeu era inimigo do Brasil, os dirigentes do clube não encontraram outra solução senão mudar o nome do time.

O Cruzeiro Esporte Clube é o único time do país a contar com uma coroa acima do escudo, lugar geralmente ocupado por estrelas. E isto por causa da Tríplice Coroa – um título não oficial concedido à clubes que vencem três campeonatos diferentes no mesmo ano – conquistada em 2003 após as vitórias do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro.

Mascote, uniforme e estádio

Cruzeiro 2011

O mascote do Cruzeiro é uma raposa, desenhada pelo cartunista Mangabeira em 1945. A escolha do animal é divergente: enquanto alguns acreditam que o cartunista tenha se inspirado no ex-presidente do clube Mário Grosso, por conta de sua astúcia e esperteza no comando dos negócios, outros creem que a raposa tenha sido escolhida pois o animal originalmente se alimenta de galináceos. A saber: o apelido e o mascote do Atlético Mineiro, principal adversário do Cruzeiro, são “galo”.

Os jogadores entram em campo trajando uma camisa azul com estrelas no lado direito, calção branco e meias brancas com detalhes azuis na parte superior. Também há vezes em que os jogadores utilizam camisa branca com finas listras azuis verticais, calção azul e meias azuis com detalhes em branco na parte superior.

Jogos do Cruzeiro

Atualmente os jogos do Cruzeiro são disputados no Mineirão, cujo nome oficial é Estádio Governador Magalhães Pinto, mas durante os anos de 1923 e 1965 o estádio do Cruzeiro era o Juscelino Kubitschek, demolido em 1965 e posteriormente transformado em um clube campestre.

Títulos do Cruzeiro Esporte Clube

Além da Tríplice Coroa o Cruzeiro também conta com a distinção “Melhor Clube Brasileiro do Século Vinte”, concedida em 2009. Entre os títulos de destaque do time mineiro estão as edições de 1976 e 1997 da Libertadores da América, as edições de 1991 e 1992 da Supercopa Sul-Americana, a Copa Ouro em 1995, a Recopa Sul-Americana em 1998, a Copa Master da Supercopa em 1995, o Brasileirão em 1996 e 2003, a Copa do Brasil em 1993, 1996, 2000 e 2003, a Copa Sul-Minas de 2001 e 2002 e a Copa Centro-Oeste de 1999.

Torcida do Cruzeiro

O Cruzeiro também já venceu o campeonato mineiro trinta e seis vezes e coleciona dez vitórias do torneio regional Início.

Campanha em 2011

A temporada de 2011 não foi das melhores para o time originário de Belo Horizonte. Apesar de ter vencido trinta jogos e perdido em vinte e um deles, o Cruzeiro terminou a campanha do Campeonato Brasileiro em décimo sexto lugar, ficando livre do rebaixamento por muito pouco. O Atlético Paranaense, que ocupava a décima sétima posição, além dos outros três últimos times da tabela, foram rebaixados neste ano.

Cruzeiro no Brasileirao Cruzeiro 2013

Pesquisar