Concursos públicos 2009

links patrocinados

Concursos públicos 2009

Concursos públicos 2009

Em busca de melhores salários, mais qualidade de vida, estabilidade pessoal e profissional, garantias trabalhistas e outros tantos benefícios cada vez mais brasileiros prestam provas de concursos públicos. O mercado de trabalho está bastante exigente e não são todos que consegue um bom emprego na iniciativa privada em nosso país. Há concursos públicos para nível de ensino médio e há concursos para nível de ensino superior. Geralmente a concorrência é um dos maiores empecilhos para conseguir obter sucesso na prova, então o candidato passa por uma longa jornada de estudos para atingir um resultado positivo. Acompanhe neste artigo do Tudo em Foco um pouco do panorama dos concursos públicos em 2009 e acompanhe as demais informações sobre o tema no ano de 2009 e na atualidade.

Concursos públicos 2009: concorrência

O dado sobre concorrência que sempre é alto em concursos público brasileiros pode ser obtido em sites especializados em editais, provas e estudos para concurso e também nos sites do próprio órgão proponente. A internet tem se tornado um meio de ampla divulgação desses assuntos, os quais antes do mundo virtual eram mais difíceis de serem acessados.

Concursos Publicos

No ano de 2009 a concorrência em alguns concursos públicos bateu de longe a concorrência enfrentada para conseguir uma vaga na universidade, por exemplo.

Para se ter uma idéia no concurso público 2009 da Universidade Federal de Pernambuco e na Universidade Federal Rural de Pernambuco a relação de candidato vaga para Assistente Social e Psicólogo foi de quase 150 pessoas para uma vaga, para o cargo de Administrador havia 121 pessoas para uma vaga.

Concursos públicos 2009: editais

Concursos Publicos 2013

O ano de 2009 não foi muito promissor em contratação de funcionários por meio de concursos públicos mas ainda assim alguns órgãos e instituições lançaram editais. A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, que faz parte do Sistema Único de Saúde brasileiro, abriu concursos públicos no ano de 2009. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no ano de 2009 também lançou edital para vários cargos de concursos públicos do órgão. Outra instituição a abrir concurso público em 2009 foi a Universidade Estadual de Londrina, no estado do Paraná.

Concursos mais cobiçados do Brasil

Editais dos Concursos Publicos

No Brasil existem alguns cargos de concursos públicos que remuneram altas quantias ao trabalhador, por isso, o concurso mais esperado deste ano, por exemplo, é o do INSS, ou seja, do Instituto Nacional de Seguro Nacional. Ao todo são 2.300 vagas apenas para o primeiro semestre do ano. Outro concurso bastante cobiçado é o da Defensoria Pública da União, Banco Central e Advocacia-Geral da União. Além disso, o Ministério da Saúde também abrirá concurso este ano, serão 2.500 vagas e a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal colocarão à disposição 2.700 vagas. Alguns dos cargos desses concursos públicos oferecem inicialmente salários de aproximadamente 20 mil reais.

Abertura de vagas pelo Governo Federal

Esse ano o Governo Federal resolveu investir na abertura de concursos públicos por conta de um grande contingente de funcionários públicos que estão para se aposentar no ano de 2015. Esse número de aposentados será de quase 40%.

Concursos Publicos no Brasil Concursos no Brasil

Pesquisar