Concurso GCM-SP

links patrocinados

Concurso GCM-SP

Concurso GCM-SP

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) foi fundada em São Paulo pelo então prefeito da época, mais especificamente no ano de 1986, Jânio Quadros. Tendo como principal objetivo a proteção dos indivíduos e de locais dentro dos municípios, a GCM conta com secretarias responsáveis por diferentes áreas que se encaixam nesse perfil, como por exemplo:

A proteção escolar (um ambiente seguro e sem ameaças), proteção ao patrimônio público (impede as ações do tipo vandalismo), proteção ambiental (fiscalização de áreas de proteção e afins), proteção às pessoas em situação de risco (auxílio à rede de assistência social), fiscalização do comércio ambulante (evita o comércio ilegal), controle do espaço de uso público, coordenação de planejamento e logística, bem como proteção aos agentes públicos.

Além disso a Guarda Civil conta com bases divididas de acordo com a área geográfica (uma localizada no norte, outra no sul, outra no leste, uma no oeste centro e outra no centro). Também possui uma divisão de esportes e cultura e a divisão de identificação funcional e porte de armas (chamada popularmente de DIP). Os cargos e secretarias de chefia incluem: o comando geral, o sub-comando, a chefia de gabinete do comando geral, a superintendência de operações e superintendência de planejamento, inteligência, estratégia e operacional.

A GCM também conta com um órgão superior de supervisão, que atua em toda a capital paulista, o chamado Centro de Formação em Segurança Urbana (CFSU), que não apenas treina o pessoal adequado para atuar como Guarda Municipal. A atuação está diretamente ligada com a Segurança Pública, tanto na esfera federal quanto estadual, como uma assistência na cidade mais populosa do país. A proteção de pessoas, bem como o do patrimônio público, são o foco desse órgão.

Mais informações

No ano de 2011, a Guarda Municipal completou vinte e cinco anos e por esse motivo o site oficial contou um pouco mais dessa história. A primeira turma formada, por exemplo, contou com cento e cinqüenta pessoas. Atualmente, são seiscentas horas aula de matérias e áreas como comunicação e rádio, técnicas operacionais e estratégias, educação física. Posteriormente, o guarda pode completar a sua formação com aperfeiçoamento, especialização e reeducação. A proteção comunitária e de caráter preventivo é o lema da Guarda, que contribui para uma maior convivência social entre os indivíduos.

Para realizar o concurso da Guarda Municipal, é preciso ser brasileiro nato ou naturalizado, ter idade mínima de vinte e um anos, em exercício dos direitos civis e políticos, possuir diploma do ensino médio, não ter registros criminais e ter no mínimo um e sessenta e oito metros de altura caso homem ou um e sessenta de altura caso mulher (em ambos os casos o indivíduo deve estar descalço). Além disso, será feito um Teste de Aptidão Física (TAF) para outras avaliações com relação à resistência, postura e afins.

No ano de 2012, a Prefeitura de São Paulo publicou a autorização para um novo concurso da Guarda, com mais de duzentas e vinte vagas disponíveis, sendo que mais de cento e dez delas eram justamente para iniciantes e guardas da primeira classe.

Fotos

Confira Fotos do Concurso GCM-SP:

Concurso Guarda Metropolitana - SPConcurso Guarda Metropolitana - São Paulo
GCM SPGCM SP
Integrantes da GCMIntegrantes da GCM

Pesquisar
Artigos Relacionados