Causas do estresse no trabalho

links patrocinados

Causas do estresse no trabalho

Quem nunca se viu na seguinte situação: ou odeia ou ama o que faz. Isso é totalmente comum e esse sentimento só aumenta com o passar do tempo. Por isso, é válido dizer que o estresse e a pressão estão presentes na vida de qualquer pessoa e no dia a dia da maioria das pessoas. Podemos então afirmar que o estresse é uma resposta, estando ligado diretamente com a tensão e a pressão só aparecerá se for causado por algo externo. Há pessoas que lidam com os mais variados tipos de chefe, mas elas têm o dom de não se deixarem abater ou abalar pelos maus tratos sofridos. Já outras acabam se estressando com pedidos simples feitos de forma tranquila pelo chefe. Vale ressaltar que muitas vezes essa dificuldade em lidar com o chefe pode estar dentro de você. Por isso, conheça alguns fatores que podem aumentar o mal-estar, o mau humor e o estresse na vida profissional de todo mundo.

Ambiente de trabalho

Causas do estresse no trabalho Conheça as Causas do estresse no trabalho

Apesar de podermos afirmar que o estresse está diretamente ligado a como uma pessoa acaba reagindo ao meio externo, pode-se dizer que o problema está no mesmo lugar. Por exemplo, um ambiente onde são cobrados resultados a qualquer custo ou é estimulada a competitividade entre os funcionários pode ser prejudicial e serem os grandes causadores do estresse. Quem se frustra muito, quem se cobra muito também pode acabar tendo crises de estresse.

Confira as Causas do estresse no trabalho

Confira mais

Isso acontece porque pessoas que não costumam respeitar seus próprios limites acabam se desgastando emocionalmente quando algo não sai como o planejado. Mas, muitas vezes o problema principal causador do estresse pode estar na ausência do reconhecimento. Mesmo se houver um ótimo relacionamento entre a equipe e inúmeros benefícios, o funcionário que não é reconhecido pelo trabalho que realiza, não se sente motivado a melhor o desempenho e a buscar novos conhecimentos.

Saiba as Causas do estresse no trabalho

Estabelecendo prioridades

As vezes, o grande causador do estresse está na falta de prioridades, ou seja, muita agenda acaba se sobrecarregando de atividades e na pressa para cumprir tudo dentro do prazo, acaba não sabendo o que priorizar. Por isso, uma boa dica para conseguir ter um dia mais produtivo é organizar-se, anotando em uma agenda os compromissos mais importantes. Outra dica importante é manter sempre um diálogo aberto e sensato com o chefe, e saber ser humilde para perguntar o que precisa ser realizado com certa urgência. É claro que você deve gostar, pelo menos um pouco, do que você faz. Mas, quando você perde essa capacidade, o estresse pode vir a acontecer. Isso porque a ausência de motivação e a falta de identificação com as tarefas realizadas e com a empresa, começa a gerar insatisfação. Por isso, se não está mais satisfeito com o seu emprego, a melhor coisa a se fazer é procurar outro.

Causas do estresse no trabalho - saiba mais

Problemas pessoais

Muitas vezes os causadores do estresse podem ser originados fora do trabalho. Por isso, é extremamente importante que você aprenda a dividir e a separar os seus problemas pessoais do seu trabalho.

Pesquisar