Calendário F1 2010
A temporada da Formula 1 em 2010 foi uma das mais marcantes dos últimos anos. Diversos fatores contribuíram para isso: além de profundas mudanças no regulamento, a temporada apresentou novas equipes e pilotos. O ano de 2010 também representou o início da supremacia do alemão Sebastian Vettel na categoria.
Em um campeonato extremamente disputado, Vettel só conseguiu assegurar o título na última prova da temporada. Outros três pilotos – Lewis Hamilton, Mark Webber e Fernando Alonso – ainda tinham chances matemáticas de vencer o campeonato.
Mudanças no regulamento
A Formula 1 está constantemente alterando seu regulamento entre uma temporada e outra, com o principal objetivo de aumentar a competitividade. É incomum que o mesmo regulamento dure mais de dois anos. Mesmo nesse cenário de tantas mudanças, o ano de 2010 conseguiu se destacar. Na ocasião, o que aconteceu foi uma reformulação profunda nas regras.
A primeira alteração foi o fim do reabastecimento durante as corridas. Desta forma, os pilotos precisavam realizar os treinos classificatórios com a mesma quantidade de combustível que iniciariam a corrida. As estratégias de largada, com isso, ganharam muita importância.
A temporada de 2010 da Formula 1 também promoveu um aumento no número de carros, que passaram de 20 para 24, com a entrada de duas novas equipes – Hispania Racing Team, da Espanha, e Virgin Racing, do Reino Unido.
Neste sentido, outro destaque foi o retorno da Lotus à Formula 1, após um hiato de dezesseis anos. Por fim, outra mudança fundamental na temporada foi a aplicação de um sistema de pontuação completamente novo.
Ao invés da divisão dos pontos entre os oito primeiros colocados, como acontecia antes, em 2010 os dez primeiros pilotos passaram a pontuar. A primeira posição, que dava 10 pontos na temporada anterior, passou a valer 25 pontos. As colocações inferiores também sofreram ajustes proporcionais.
Calendário
O calendário da Formula 1 em 2010 teve 19 provas. A abertura aconteceu no Bahrein, tendo Fernando Alonso como vencedor.
O espanhol voltaria a vencer uma prova na temporada somente dez provas depois, na Alemanha. O GP de Interlagos, realizado no Brasil, foi o penúltimo da temporada. A prova final aconteceu em Abu Dhabi, com vitória – e título – de Sebastian Vettel.
Em relação à temporada de 2009, o calendário da Formula 1 em 2010 apresentou duas provas a mais. Sebastian Vettel venceu cinco destes grandes prêmios. O número de vitórias do alemão foi relativamente baixo, o que demonstrou o equilíbrio na temporada.
Vettel venceu apenas 26,3% das provas disputadas. No ano seguinte, Vettel confirmou sua supremacia, conquistando a temporada com quatro corridas de antecedência, em um ano marcado pela superioridade da Red Bull em relação às equipes adversárias.
Outros destaques da temporada de 2010 foram a estreia do brasileiro Bruno Senna, sobrinho de Ayrton Senna; o retorno de Michael Schumacher às pistas, após desistir da aposentadoria; e a multa de 100 mil dólares aplicada contra a Ferrari, no Grande Prêmio da Alemanha, quando a escuderia ordenou que Felipe Massa cedesse a liderança da prova para seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso.