Calendário 2010

links patrocinados

Calendário 2010

Calendário 2010

Sobre o Calendário 2010

Os dias mais esperados do ano com certeza são os feriados. E não basta ter feriados, o importante é que eles caiam em dia de semana. Então, se você já está de olho nos dias de folga de 2010, fique sabendo aqui quais os principais feriados e datas comemorativas do calendário 2010.

Calendário 2010 – Janeiro

Tudo começa no dia 1º de janeiro, claro. Todos sabem que o primeiro dia do ano é o dia da Confraternização Universal e que é feriado em qualquer lugar do mundo. E, no calendário 2010, o ano começa numa sexta-feira. Para quem não estiver de férias nesse período, será ótimo, porque a folga vai até dia 3, ou seja, domingo.

Calendário 2010 – Fevereiro

Pulando direto para fevereiro, a festa mais esperada do ano cai no dia 16 deste mês. O carnaval, na verdade, começará a ser comemorado já no dia 13 (sábado anterior), mas a data oficial no calendário 2010 é na terça-feira.

Calendário 2010 – Abril

Março, infelizmente, não possui nenhum feriado, mas abril compensa. São dois dias de folga neste mês: o dia da Paixão e Tiradentes. O dia da Paixão, que antecede a Páscoa, cai na sexta-feira dia 2. Mas para quem é estudante a folga começa já no dia 1º. Tiradentes cai numa quarta-feira, dia 21, e não vai ter como fazer um feriadão prolongado.

Calendário 2010 – Maio

Dez dias depois, outra folguinha. É o dia 1º de maio, dia do Trabalho. Data que deve ser mais que comemorada. Pena que, no calendário 2010, cai num sábado.

Calendário 2010 – Junho

Em junho, ocorre o primeiro feriado prolongado do calendário 2010 (além do carnaval, que não conta porque tem a segunda-feira no meio). No dia 3 será comemorado Corpus Christi e, como sempre, é uma quinta-feira. Em julho só ficará de folga quem pegar férias, e em agosto ocorre o mesmo.

Calendário 2010 – Setembro

Já setembro tem o dia 7 que no calendário 2010 cai numa terça-feira. Para os desavisados, dia 7 de setembro é o dia da Independência do Brasil.

Em outubro o dia das Crianças no calendário 2010 será numa terça. Mas todos devem lembrar que não é por esse motivo que é feriado, mas sim porque no mesmo dia é comemorada a data de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Já novembro é outro mês com dois feriados: dia de Finados e Proclamação da República. Finados é no dia 2, que cai numa terça. Já a Proclamação é no dia 15, uma segunda-feira.

Calendário 2010 – Dezembro

Depois disso tudo, é esperar o Natal, o último feriado do ano. O dia 25 de dezembro cai num sábado. E depois dele, é o fim do ano e começa tudo de novo.

Calendário 2010 – Carnaval

Calendário 2010 - Carnaval

O Carnaval é o evento festivo mais esperado e também mais comemorado pelos brasileiros. Aliás, são quatro dias de muita festa e diversão, e que são aproveitados da melhor forma possível. O carnaval também abrange estilos musicais como o samba e o axé, que são os principais ritmos tocados nessa época do ano. Mas o frevo, pagode e o sertanejo também estão presentes nos carnavais de diferentes cidades do Brasil. O que é bem interessante, pois valoriza a cultura e a música brasileira.

Quatro dias de festa para os foliões

Em 2010, o carnaval teve início no dia 13 de fevereiro, no sábado, com término no dia 16, terça-feira. Foram quatro dias inesquecíveis para muitos foliões, ainda, muita gente que conseguiu uma folguinha na sexta-feira pode começar o carnaval no dia 12 mesmo. O que animou principalmente o carnaval de 2010 foi o clima agradável em todo o Brasil. Afinal, a estação, verão, não deixou a desejar, os dias ensolarados e de calor marcou presença neste ano em quase todas as cidades brasileiras.

Vencedores das escolas de Samba

Todos os anos há o tradicional desfile das escolas de samba nos estados paulista e fluminense. Em São Paulo o desfile das escolas aconteceu nos dias 13 e 14, tendo como vencedor a Rosas de Ouro. No Rio de Janeiro, o desfile acontece entre os dias 15 e 16, cuja vencedora foi a Unidos da Tijuca. Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, a grande vencedora do desfile foi a Imperatriz Dona Leopoldina. Esses são os mais tradicionais acontecimentos do carnaval no Brasil, e reúne milhares de pessoas todos os anos.

Carnaval em outras localidades

Além desses estados, o carnaval da Bahia, em Salvador reuniu em 2010 os mais famosos cantores de axé, como Asa de Águia, Chiclete com Banana, Ivete Sangalo, entre outros. Outro muito popular é o carnaval de Olinda, cidade localizada em Pernambuco, este, contou com o famoso desfile dos bonecos e ao som do frevo na rua principal da cidade.

Acontecimentos que marcaram o carnaval

Como todo ano, o carnaval é o tempo que muitas viajam, há tumulto, e até mesmo confusão, aliás, são milhares de pessoas que se encontram para festejar em um mesmo local. As estradas tiveram grande congestionamento, acidentes de trânsito, entre outros. Além disso, foram muitos mortes ocorridas por tumulto, brigas, e até mesmo ocasionada por trios elétricos.

História do carnaval

Embora o Brasil seja considerado o país oficial do carnaval, e representado em todo mundo como o melhor carnaval que existe, a festa teve início muito antes da chegada dos portugueses no território brasileiro. O carnaval originou na Grécia, no tempo antes de Cristo, a festa teve início como uma comemoração aos deuses gregos. Após mais de mil anos de sua criação, a data passou a ser adotada pela Igreja Cristã, que então, celebrava quatro dias de adeus a carne vermelha. Então, essa foi sendo modificada aos poucos pelo público, que comemorava esses dias com muita festa, carne, e bebida, para depois haver um momento de reclusão e purificação. Após a terça-feira, há a quarta-feira de cinzas que dá início ao período da quaresma, tempo de 40 dias que antecede a Páscoa, época da crucificação e ressurreição de Cristo.

Fotos

Confira Fotos sobre Calendário 2010 – Carnaval:

Sobre Calendário 2010 - Carnaval Feriado Calendário 2010 - Carnaval Informações Calendário 2010 - Carnaval Datas Calendário 2010 - Carnaval

Pesquisar