Bebidas Energéticas

links patrocinados

Bebidas Energéticas

Bebidas Energéticas

As bebidas energéticas, também conhecidas somente por energéticos, são bebidas compostas geralmente por cafeína e taurina, algumas possuindo também grande teor de açúcares. Essas bebidas energéticas são utilizados para estimular o corpo humano a prolongar-se em uma atividade, sem se sentir cansado. Esse estímulo ocorre por meio do abastecimento de energia que, consequentemente, acaba aumentando a resistência física.

Componentes das bebidas energéticas

Além da taurina, substância já produzida pelo corpo humano e da cafeína, que diminui a sensação de cansaço, as bebidas energéticas possuem outros elementos que auxiliam no processo de obtenção da energia. Encontrado na bebida, o Glucoronolactona é um carboidrato sintetizado no metabolismo a partir da glicose.

Bebidas Energeticas do Brasil

Outra sustância, o Inositol, auxilia na quebra das gorduras, que posteriormente são transformadas em energia. Esse elemento também ajuda na eliminação de toxinas.

Vitaminas do complexo B, como a vitamina B6 e a B12 também estão presentes nas bebidas energéticas para ajudar no metabolismo das moléculas de gordura e incentivarem a produção de carga energética para o corpo humano. Essas substâncias também metabolizam outras moléculas, como a de carboidrato, além de estimular a produção de hormônios.

Além das substâncias estimulantes, a bebida energética também possui elementos que proporcionam sabor e coloração à bebida. Os sabores podem variar e possuir essência natural ou artificial de tutti-fruti, guaraná, açaí, laranja , abacaxi e outras frutas, dependendo da marca da bebida energética.

Sabores de Bebidas Energeticas

Riscos do consumo excessivo

Como age diretamente no Sistema Nervoso central, as bebidas energéticas ingeridas em excesso podem acarretar problemas como insônia, aumento do teor glicêmico, problemas de estômago, por estimular a liberação de substâncias ácidas e doenças cardiovasculares, como arritmia e elevação da pressão arterial.

A mistura de bebidas energética com o álcool

Adicionar energéticos às bebidas alcoólicas pode ser extremamente prejudicial à saúde. Para o corpo tolerar muitas horas em uma balada, por exemplo, jovens costumam misturar os dois líquidos, pois o efeito obtido é o de diminuição da percepção de sonolência. Entretanto, essa é somente uma sensação, pois os efeitos continuam a surtir no cérebro.

A mistura ainda é conhecida por fornecer substância que causam efeitos contrários, pois as bebidas energéticas possuem estimulantes, enquanto as bebidas alcoólicas possuem elementos relaxantes. Essa combinação pode ser nociva para o desempenho de órgãos vitais do corpo humano, como o cérebro e o coração.

Energeticos

Recomendações

Apesar de não possuir álcool em sua composição, as bebidas energéticas não devem ser confundidas com refrigerantes. Mesmo apresentando gosto doce, crianças não devem ingerir o produto, pois os efeitos colaterais podem ser mais fortes nelas do que em adultos. Com o corpo em crescimento, estimulantes, como os contidos nos energéticos, não são aconselhados por pediatras. Pessoas com doenças crônicas também devem procurar por recomendações médicas antes de ingerir o líquido.

Outra confusão ocorre com a diferenciação da bebida energética com a bebida isotônica. Enquanto a primeira estimula a produção de energia, a segunda, também chamada de bebida esportiva ou isotônico, repõe a água e os sais mineiros perdidos pelo corpo, durante uma atividade física.

Bebidas Energeticas em lata Bebidas Energeticas 2013

Pesquisar