AGANP Goiás

links patrocinados

AGANP Goiás

AGANP Goiás

Situada na região centro-oeste, no planalto brasileiro, o Estado de Goiás faz parte de uma das 27 unidades federativas do Brasil. Os Estados vizinhos ao território goiano são Tocantins ao norte, Mato Grosso ao oeste, Mato Grosso do Sul ao sudoeste, Bahia ao nordeste, Distrito Federal e Minas Gerais ao leste e ao sul. Além da capital Goiânia, outros municípios que estão fora da região metropolitana como Anápolis, Itumbiara, Caldas Novas e Jataí são grandes centros econômicos.

A população com mais de seis milhões de habitantes é de origem indígena, assim como o nome do Estado, que anteriormente era escrito como ‘Goyaz’ e significa indivíduo igual ou pessoas da mesma linhagem. Nos dias atuais, Goiás tem a população predominantemente europeia, devido à grande imigração de fazendeiros de outros países.

A produção agrícola, a pecuária, o comércio e as indústrias de mineração, alimentícia, madeireira, metalúrgica e de confecções são os principais serviços econômicos de Goiás. Principalmente no setor agropecuário o Estado se destaca, com a produção de arroz, café, alho, tomate, feijão, soja, trigo, cana-de-açúcar e a criação de bovinos, suínos, ovinos, aves e eqüinos.

Início da AGANP

A Agência Goiana de Administração e Negócios Públicos (AGANP) é uma página no site da Secretaria Estadual do Governo de Goiás, onde os empregados em serviços públicos conferem a aposentadoria, as consignações, o vale-transporte, o contracheque, entre outras opções. A AGANP foi criada a partir da necessidade dos trabalhadores em ter acesso aos seus direitos através da internet, pois de acordo com a Lei de Acesso à informação, de 18 de novembro de 2011, tudo que é de interesse coletivo e facilita a pluralidade tanto na internet quando em materiais impressos deve ser publicado. Após alguns anos depois de sua criação, a Agência transformou-se na Superintendência de Gestão Estadual de Goiás, vinculada à Secretaria da Fazenda.

Polêmicas envolvendo a AGANP

Uma das maiores discussões envolvendo a Agência ocorreu devido um concurso para empregar em torno de cinco mil analistas, gestores e assistentes. No entanto, os 2.706 aprovados no exame ainda não conseguiram os cargos, o que resulta, até hoje, várias ações contra a AGANP.

Mais informações e serviços

Caso você more em Goiás e não conheça muito sobre a administração do seu Estado ou quer saber um pouco mais sobre os seus direitos como servidor público e trabalhador liberal, acesse o portal da Secretaria de Estão de Gestão e Planejamento (SEGPLAN) ou o ‘Vapt Vupt Virtual’, onde você também pode entender como funciona toda a gestão que atua nas secretarias do Estado. No site do SEGPLAN, encontram-se muitas informações sobre os planos de modernização de Goiás, as transferências, nomeações e posses de novos trabalhadores, o orçamento do Estado, as licitações e contratações, além de muitos outros serviços como a central de planejamento, onde se pode visualizar os indicadores e a captação de recursos.

Para mais informações sobre a AGANP e seus serviços principais, basta ligar para o telefone da Agência (155), assim um dos atendentes irão ajudá-lo com qualquer problema. Caso você more em Goiânia, também pode discar o número (62) 3269-4101 e solicitar o atendimento.

Fotos

Confira Fotos da AGANP Goiás:

Aganp GoiásAganp Goiás
Página para consulta dos servidoresPágina para consulta dos servidores
Servidores públicosServidores públicos

Pesquisar
Artigos Relacionados