IRPJ Lucro Presumido

links patrocinados

IRPJ Lucro Presumido

IRPJ Lucro Presumido

O Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas deve ser declarado pelas empresas para que haja um controle com relação a lucros e investimentos, bem como um relatório das atividades – que devem ser legais com relação a arrecadação e de acordo com a porcentagem adequada de impostos sob os produtos. O Lucro Presumido é a forma simplificada de fazer a declaração do IRPJ, além da Contribuição Social sobre o Lucro (CSLL).

A declaração do imposto de renda serve para evitar lavagem e desvios de dinheiro, que podem vir de outros tipos de transações ilegais (tais como a venda de armas, tráfico de drogas, compra de itens de forma internacional sem o pagamento correto dos produtos, etc.). Na hora de relatar sobre as transações e valores, basta fazer a relação detalhada sobre: o produto de bens e a operação de caixa, o preço dos serviços prestados e as comissões obtidas em representação de serviços de terceiros (que também devem fazer a declaração).

Existem diferentes formas de fazer o cálculo do lucro presumido para o IRPJ, inclusive programas privados de contabilidade que facilitam esse serviço, com detalhes explicativos e guia prático sobre alíquotas, adicional, formas de tributação, lucro real, lucro distribuído, ganho de cálculo e receita, como é a melhor forma de manter relatórios mensalmente para consulta posterior, métodos organizacionais para armazenar os dados contábeis, entre outras dicas.

Mais informações

A base média para o IRPJ é de trinta por cento dos lucros quando se trata de uma empresa de prestação de serviços, mas esse valor e a taxa de porcentagem variam de acordo com o lucro mensal da empresa. O lucro presumido deve ser feito trimestralmente, no mínimo, enquanto que o lucro real é destinado para pequenas empresas e deve ser feito num prazo trimestral até anual. Entretanto, dependendo do tipo de comércio feito pela loja, o dono pode optar por um dos dois formatos – tudo está relacionado com a quantidade de lucro que ele vem tendo naquela fase dos negócios (se é de implementação, se é de riscos, se é de fase de estabelecimento, etc.).

Uma das críticas feitas é justamente a da não previsão: se eu escolho pagar mais pois acho que ultrapassarei a regra da pequena empresa, terei de seguir aquela porcentagem o restante do ano, sem alterar, ainda que não consiga lucrar tanto quanto eram as expectativas do negócio. O lucro presumido é ideal para determinados tipos de empresas, como as que possuem negociações no exterior, as cooperativas rurais, corretoras de título, de venda ou aluguel de imóveis, as que utilizam de benefícios fiscais, bancos comerciais e até os de investimentos diversificados.

O tipo de atividade também afeta o grupo de intensidade da taxa, que se divide em: revenda de combustível e afins (produtos de exportação e com origem natural no Brasil), os segundo grupo é de serviços, transporte, construção e afins. O terceiro envolve serviços de transporte não limitados a cargas e o quarto está relacionado à área de administração e do comércio. O Lucro Presumido está diretamente ligado aos direitos trabalhistas, ao imposto de renda como um todo e às taxas de impostos como o COFINS e PIS, que são de pagamento obrigatório.

Fotos

IRPJ - Lucro presumidoIRPJ - Lucro presumido
O IRPJ deve ser declarado para que haja um controle com relação a lucros e investimentosO IRPJ deve ser declarado para que haja um controle com relação a lucros e investimentos
O lucro presumido é ideal para determinados tipos de empresasO lucro presumido é ideal para determinados tipos de empresas

Pesquisar