Vestibular UFRJ 2013

links patrocinados

Vestibular UFRJ 2013

Vestibular UFRJ 2013

A Universidade Federal do Rio de Janeiro foi criada em 1920 e hoje conta com 129 cursos de graduação. O número de estudantes que compõe o quadro de acadêmicos da UFRJ é de 36 mil alunos. Além do estudo diário em salas de aula, a UFRJ oferece aos seus estudantes a oportunidade de se envolver com projetos de pesquisa, extensão. Os alunos também realizam estágios supervisionados, contando com o auxílio dos professores, e podem participar de cursos extracurriculares oferecidos pela instituição.

Além de cursos tradicionais como medicina, letras, psicologia, administração, comunicação social, arquitetura e educação física, por exemplo, a UFRJ também oferece opções que não estão disponíveis tão comumente em outras universidades.

Composição de interior, composição paisagística, engenharia de petróleo, escultura, gravura, meteorologia, pintura, teoria da dança, defesa e gestão estratégica internacional e saúde coletiva são alguns exemplos.

Seleção da UFRJ

Em abril de 2012 a UFRJ optou por utilizar o Sistema de Seleção Unificada – SISU como forma de ingressar na instituição. Para isso, se utiliza o sistema de notas pelo Enem.

Nesse novo sistema, a UFRJ determinou que 30% das suas vagas serão dedicadas exclusivamente a alunos que fizeram o ensino médio em escolas da rede pública e que tenham renda familiar “per capita” menor que um salário mínimo. Para os inscritos e interessados, a Universidade recomenda que o estudante acesse diariamente o site da instituição para estar atento a datas, prazos, e condições para optar pela lista de espera.

Vagas disponíveis

A UFRJ oferece mais de nove mil vagas a seus estudantes. Os cursos podem ser diurnos ou noturnos. Em algumas graduações específicas, além da avaliação do Enem e do SISU, é necessário que o aluno preste teste de conhecimento e habilidades específicas. Isso ocorre como forma de garantir a qualidade para a vaga requerida.

Habilidades cobradas no Enem

O sistema integrado de seleção do SISU com o Enem está sendo optado por muitas universidades no país. Esse exame analisa habilidades gerais dos alunos que estão concluindo o ensino médio. São requisitos básicos para que o aluno consiga ingressar em um curso superior.

A avaliação é composta por cinco competências principais. Dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações problemas, construir argumentações e elaborar propostas de intervenção solidária são a base desse exame.

Além dessas, outras habilidades também são perceptíveis a partir desse sistema de avaliação. Com o teste unificado, os avaliadores reconhecem se o estudante consegue compreender e analisar variáveis, utilizar gráficos, observar e analisar dados estatísticos, contextualizar arte e literatura, compreender textos e variantes de linguística, noções de diversidade, recursos naturais, indicadores sociais, dados históricos e geográficos, entre outros.

As provas do Enem desse ano de 2012 ocorrem no mês de novembro. O número de inscritos chegou a 6.497.466. Esse número é maior do que os inscritos no processo de 2011. De acordo com o Ministério da Educação, as inscrições superaram em 275.769 candidatos, se comparadas ao ano anterior.

São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro foram os três estados com mais inscrições. Outras informações sobre o sistema de avaliação, classificação de candidatos, lista de espera, e prazos para indicação de cursos podem ser encontrados no site da UFRJ.

Fotos

Confira Fotos do Vestibular UFRJ 2013:

Vestibular UFRJ 2013 Vestibular UFRJ 2013 Vestibular UFRJ 2013 Vestibular UFRJ 2013

Pesquisar