Vestibular 2009

links patrocinados

Vestibular 2009

Vestibular 2009

Os meses finais de cada ano são temidos por grande parte dos alunos que se preparam para o vestibular, um processo seletivo que visa selecionar estudantes para o ensino superior.

O vestibular, que pode ser entendido como entrada, foi concebido em 1911 pelo então ministro da Justiça e Negócios Rivadávia da Cunha Corrêa. Até esta época, as universidades eram terreno quase que exclusivo dos membros da elite.

Com a criação do vestibular, a seleção passou a ser feita de forma única por todas as universidades brasileiras, sendo que o processo tinha duas fases, compostas por provas objetivas e orais. Além do conteúdo apresentado no ensino médio, as provas cobravam ensinamentos do primeiro ano do curso escolhido.

Mudanças no vestibular

O vestibular tinha alguns problemas no início. Além de todas as faculdades realizarem seus processos seletivos todos no mesmo dia, impossibilitando os candidatos de concorrem em mais de uma instituição, a nota de corte garantia a aprovação de mais estudantes do que as universidades conseguiam suportar.

Como fazer o Vestibular 2009

Para resolver estes problemas foi criada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e também a Comissão Nacional do Vestibular Unificado, que estabeleceram que cada universidade tinha autonomia para desenvolver seus próprios processos seletivos, que os dias das provas deveriam ser alternados e que o conteúdo cobrado deveria ser restrito ao ministrado no ensino médio.

Vestibular em 2009

O ano de 2009 foi decisivo para as universidades e para os alunos que concorriam a uma vaga no ensino superior. É que neste ano foi criado o novo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e ficou estabelecido que todas as universidades federais deveriam utilizar o exame de alguma forma em seus processos seletivos, como fase única, primeira fase, de forma combinada às provas tradicionais da instituição ou como fase única para as vagas remanescentes.

Como se preparar para o vestibular

Resultado Vestibular 2009

O vestibular assombra muitos estudantes e não é difícil entender o porquê, afinal, uma única prova tem o poder de mudar totalmente a vida de um jovem, fazendo com que ele abandone o status de aluno do ensino médio e adolescente para se tornar um estudante do ensino superior e adulto.

Como milhares de estudantes tem por objetivo ter um emprego de qualidade no futuro e uma vida com boas condições financeiras, os processos seletivos das universidades, principalmente das federais ou estaduais, são muitíssimo concorridos, o que obriga os jovens a se esforçarem ao máximo antes das provas.

Provas Vestibular 2009

Para se preparar para o vestibular o aluno deve estudar um pouco todos os dias, revisando os conteúdos ensinados no dia para não acumular matéria, e realizar exercícios para fixar o conteúdo e comprovar que realmente aprendeu.

Também é imprescindível ler jornais diários e revistas semanais para estar atualizado com os acontecimentos do Brasil e do mundo, visto que nas provas o conteúdo é sempre relacionado a algum fato recente.

Para que não fique estressado, é recomendado que o estudante não abandone totalmente sua vida social e pratique uma atividade física ao menos três vezes na semana.

Inscricao Vestibular 2009 Importancia de fazer Vestibular

Pesquisar