Vale tudo – Torneios e Vale Tudo no Brasil

links patrocinados

Vale tudo - torneios e vale tudo no Brasil

Vale tudo – Torneios e Vale Tudo no Brasil

Pode se dizer que o vale tudo é a raiz do MMA, modalidade esportiva hoje tão popular em todo o mundo. O nome da luta se refere às poucas regras que originalmente envolviam os combates de vale tudo, onde lutadores de diferentes estilos podiam se enfrentar. As regras iniciais básicas da modalidade proibiam os adversários de atingirem regiões genitais, olhos e usar os dentes durante a luta. O vale tudo é uma luta corporal de full-contact, isto é, contato pleno. As modalidades mais comuns atualmente nas competições de vale-tudo são o muay thai, o jiu-jitsu e o kickboxing.

No Brasil, os responsáveis pela disseminação do vale tudo foram os irmãos Gracie. Durante o século XX, a família Gracie organizava torneios mata-mata com lutadores de diversos estilos. No início dos anos noventa, foi organizada a primeira grande competição internacional de vale tudo nos Estados Unidos, que mais tarde viria a se consolidar como o Ultimate Fighting Championship.

Origens brasileiras do vale tudo e MMA

Vale Tudo no Brasil

Antes das regras se tornarem mais rígidas e transformarem a modalidade em artes marciais mistas (MMA), o primeiro UFC, conhecido como UFC 1: The Beginning, foi a maior competição televisionada de vale tudo da história. O evento aconteceu em 1993 em Denver, Colorado, e surgiu de uma estratégia dos irmãos Gracie convencerem os Estados Unidos da eficácia do jiu-jitsu brasileiro.

Rorion Gracie havia levado o estilo de luta criado por seus antepassados para ensinar em uma garagem na Califórnia. Entretanto, havia uma forte resistência da comunidade estadunidense contra o jiu-jitsu brasileiro. Foi então que Gracie lançou o torneio Ultimate Fighting Championship, seguindo os preceitos do vale tudo e desafiando lutadores renomados de vários estilos.

A repercussão do UFC: The Beginning

Golpes do Vale Tudo

O evento foi transmitido por pay-per- view e teve grande audiência. Contudo, devido às poucas regras e à violência da competição, o senador americano John McCain interveio exigindo reformas no vale tudo. O vencedor desse primeiro UFC foi o irmão mais novo de Rorion, Royce Gracie.

Apesar da intervenção política no evento, a vitória de Gracie foi suficiente para difundir o vale tudo e o jiu-jitsu brasileiro pelo mundo. A eficácia comprovada da técnica brasileira tornou o nosso jiu-jitsu fundamental aos competidores do vale tudo moderno.

Torneios mais importantes de vale tudo

Campeoes de Vale Tudo

Atualmente existe apenas um grande torneio internacional de vale tudo. O Ultimate Fighting Championship é a única competição de alcance global da modalidade de artes marciais mistas. Até 2007 havia o torneio de vale tudo Pride Fighting Championship.

Entretanto, o evento foi comprado pelo UFC e logo teve seu fim decretado. O Pride costumava acontecer em solo japonês, organizado pela companhia Dream Stage Entertainment.

Principais nomes do UFC

O mais importante dos nomes do vale tudo contemporâneo é o brasileiro Anderson Silva, o Spider. O lutador possui os melhores números em vitórias e defesas de cinturão no Ultimate Fighting Championship. Outros lutadores que compõe o cenário atual do UFC são Jon Jones, o canadense George St. Pierre, Ben Henderson e o brasileiro José Aldo.

Origens do Vale Tudo UFC Vale Tudo

Pesquisar