Unesp 2014

links patrocinados

Unesp 2014

A Unesp (sigla para Universidade Estadual Paulista), é uma das maiores instituições de Ensino Superior da rede pública do país. Assim como as outras grandes universidades do estado, USP e Unicamp, a Unesp é mantida e administrada pelo Governo do Estado de São Paulo. Contudo, diferente das anteriores, a Unesp se caracteriza por uma estrutura multicampi, ou seja, com uma administração descentralizada. Por isso, a instituição possui campi em muitas cidades do interior paulista, democratizando a oferta de Ensino Superior no estado.

No total, a Unesp disponibiliza 24 unidades no estado de São Paulo. A maior parte, 21 delas, está no interior, enquanto duas se encontram no litoral e apenas uma na capital. No litoral da estado, a Unesp se faz presente com unidades em São Vicente e Registro, tendo sido a primeira instituição de Ensino Superior da rede pública a chegar ao litoral do estado.

História da Unesp

Unesp 2014 Unesp 2014 - saiba mais

Até a década de 1970, as instituições de Ensino Superior de São Paulo não contavam com uma unidade administrativa, permanecendo dispersos e especializados em apenas uma graduação. Em 1976, com o objetivo de unificar estes centros de ensino, o Governo do Estado de São Paulo criou a Unesp, incorporando centros de ensino presentes em cidades como Assis, Rio Claro, São José do Rio Preto e Marília.

Já na década de 1980, a Unesp começou a se expandir para outras regiões do estado, através da inauguração de diversos campi. Aos poucos, a instituição foi se consolidando e alcançando o topo da lista de melhores universidades do Brasil.

Unesp 2014 - confira

Cursos oferecidos

Para manter a coerência em relação à sua estrutura multicampi a Unesp oferece dezenas de graduações diferentes, englobando todas as áreas de conhecimento. Os cursos se dividem em três grupos principais: “Ciências Exatas”, “Humanidades” e “Ciências Biológicas e Saúde. Embora haja exceções, a maior parte dos campi da Unesp se dedica a apenas uma área de conhecimento.

Na área de Humanidades podemos encontrar, por exemplo, cursos como Psicologia, Turismo, Design, Direito e Administração. No setor de ciências Biológicas e Saúde, há graduações como Nutrição, Medicina e Odontologia. Ciências Exatas, por sua vez, tem cursos como Matemática, Estatística e Física.

Conheça a Unesp 2014

A Unesp em 2014

Por enquanto, a Unesp não divulgou a inauguração de novos cursos e campi para 2014. Entretanto, a instituição fará uma mudança considerável para 2014 no que diz respeito a seus processos seletivos: a partir de agora, a Unesp destinará 50% de suas vagas em cursos de graduação para alunos que concluíram o Ensino Médio na rede pública de ensino. Este projeto, batizado de Pimpesp, teve inspiração no modelo norte-americano de seleção de alunos.

Unesp 2014 - confira

Saiba mais

Com o Pimpesp, os estudantes participarão do Instituto Comunitário de Ensino, cujo acesso é feito através do Enem. O instituto terá cursos multidisciplinares, com dois anos de duração. Após este período, os alunos podem optar pelo diploma do instituto ou pelo ingresso em cursos de graduação da Unesp, sem a necessidade de participação no vestibular. Em 2014, o Instituto Comunitário de Ensino abrirá duas mil vagas.

Pesquisar