Solstício de Inverno 2014

links patrocinados

Solstício de Inverno 2014

Confira informações e curiosidades sobre o Solstício de Inverno 2014.

O que é o solstício

A palavra Solstício vem do latim e é uma junção das palavras Sol, a estrela que ilumina a terra, e Sistere, qualidade de algo que não se move.

Solstício de Inverno 2014 Solstício de Inverno

Logo, a palavra é uma realidade do sistema solar que quer dizer literalmente Sol Que Não Se Move, já que o que gira não é o sol e sim os planetas. É por meio dessa ação que se acontecerá as estações, como o Solstício de Inverno 2014.

A Terra não gira em torno de seu próprio eixo e por isso possui inclinações. São essas inclinações que fazem com partes do planeta fiquem mais perto ou longe do sol, influenciando diretamente na mudança das estações climáticas. O solstício acontece duas vezes por ano e é quando o Sol atinge seu maior grau de declinação, como irá acontecer no Solstício de Inverno 2014.

Sendo assim, quando é verão significa que a Terra está mais inclinada para o Sol, enquanto que quando é inverno acontece o contrário. Um ponto interessante ainda é durante um solstício os dias e noites possuem durações diferentes por causa da velocidade de giro na terra em relação a região que possui ou não incidência com o sol. Sendo assim, durante o verão do próximo ano os dias serão mais longos e no Solstício de Inverno 2014, as noites é que serão maiores.

O que é Solstício de Inverno

Quando é o início do Solstício de Inverno 2014 para os hemisférios

O planeta é transpassado por uma linha imaginária horizontal que divide a Terra em parte norte e parte sul. No hemisfério sul, onde está localizada a maior parte do Brasil, o Solstício de Inverno 2014 irá começar no dia 21 de julho, em uma segunda-feira.

Como ocorre exatamente ao contrário no hemisfério norte, é nesse mesmo dia que os países acima da linha do Equador entram no verão, sendo que o Solstício de Inverno 2014 para eles vai começar no final do ano, entre os dias 21 e 22 de dezembro.

Solstício de Inverno 2014 - saiba mais

Festivais que comemoram o Solstício de Inverno pelo mundo

Na China, situada no continente asiático, o Solstício de Inverno 2014 será muito importante para o seu povo, já que também significa a entrada de um novo ano no calendário chinês. Enquanto isso, vários outros tipos de festividades celebradas no Brasil e no mundo são influenciadas pelos Solstícios e muitas pessoas nem possuem conhecimento sobre isso.

Confira Solstício de Inverno 2014

Curiosidades do Solstício de Inverno 2014

Existem algumas curiosidades quanto ao Solstício de Inverno 2014 e um exemplo é a escolha da data do Natal. De acordo com alguns estudiosos, o dia 25 de dezembro que simboliza e celebra o nascimento de Cristo para as regiões cristãs foi uma escolha da Igreja Católica já que era na mesma época que aconteciam aos festivais do Solstício de Inverno em regiões como a Europa.

Outra festividade influenciada pelo Solstício foram as Festas Juninas. A época que se celebra os dias de santos da Igreja católica como de São João e Santo Antônio também foi estrategicamente pensada para ser no mesmo período de algumas festas pagãs. O objetivo era que essas datas cristãs se sobressaíssem sobre rituais considerados pagãos. No próximo Solstício de Inverno 2014 as pessoas já saberão as origens de algumas celebrações.

Pesquisar