Soletrando 2010

links patrocinados

Soletrando 2010

Soletrando 2010

O Quadro Soletrando

Quem costuma assistir aos programas do Caldeirão do Huck, na rede Globo nas tardes de Sábado, deve se lembrar do programa Soletrando. O objetivo do quadro é claro e inovou a programação do Caldeirão, já que fugia dos padrões do programa, mas não deixava a desejar no ponto de vista educacional.

O quadro surgiu em 2007 e, até atualmente, visa o incentivo do estudo da Língua Portuguesa no Brasil, o que trouxe estudantes de praticamente todas as regiões do Brasil, que estudam nas instituições da Rede Pública de Ensino, incluindo até as mais carentes.

O programa foi o primeiro do tipo no Brasil, porém, já havia aparecido em diferentes formatos em outros países.

Quadro Soletrando 2010

O Sistema do quadro Soletrando

Com uma proposta muito interessante, o sistema se baseia da seguinte forma: o estudante (da Rede Pública de Ensino) que acha que tem condição o suficiente para soletrar diversas palavras da língua portuguesa – que começavam com palavras simples até chegar às mais difíceis e confundíveis – sem errar se quer uma letra, se inscreve para o programa por meio da escola que estuda.

Soletrando caldeirao do huck

Primeiramente, são realizadas as eliminatórias nos diversos estados do Brasil, sendo que cada um destes elege um participante – numa etapa regional – para a etapa final, ou seja, no palco do programa do Luciano Huck! O prêmio para o vencedor do Soletrando 2010 foi de R$100 mil reais, que segundo o próprio governo, deve subsidiar a formação educacional do aluno vencedor.

A quarta edição do Soletrando, em 2010

O Soletrando 2010 contava com a renomada escritora e jornalista Thalita Rebouças como jurada.

Os estudantes selecionados eram do ensino fundamental, ou seja, deviam estar devidamente matriculados até a oitava série e ter entre 11 e 16 anos quando na participação do Soletrando 2010, como rege as leis do programa.

Etapas Soletrando 2010

Soletrando 2010 Globo

A primeira etapa do Soletrando 2010, como já explicado anteriormente, foi regional, como em todas as edições anteriores do quadro. Os alunos não poderiam se inscrever sozinhos, ou seja, é a escola que deve se inscrever. Depois da inscrição, restou para estas esperarem que algum de seus alunos fosse selecionado para participar da edição nacional do Soletrando 2010.

Os três finalistas do Soletrando 2010, edição nacional foram Daniel Coutinho, de Minas Gerais, Dener Luiz de São Paulo e Tainara Oliveira, do Piauí.

Vencedor Soletrando 2010

Ao ter de soletrar a palavra “iâmbico” corretamente, a representante do Piauí se equivocou e iniciou a palavra com a letra h, enquanto Dener soletrou a palavra perfeitamente com todas as letras.

O vencedor da edição do Soletrando 2010 foi então o estudante Dener Luiz Silva, que representava o grande estado de São Paulo. Dener ganhou como prêmio uma bolsa de R$100 mil reais, além do troféu Rachel de Queiroz.

Mas, ninguém saiu perdendo. No resultado final, Taianara recebeu 20 mil reais e Daniel 10 mil reais. Além disso, as três escolas que levaram os seus participantes à final do Soletrando 2010 receberam cada uma seis computador para a montagem de uma central de informática.

Vencedores Soletrando 2010 Soletrando

Pesquisar