SINTEGRA 2014

links patrocinados

SINTEGRA 2014

Todas as pessoas do país são obrigadas a contribuir com impostos para o governo, inclusive aquelas que trabalham com a venda e o comércio legal de produtos e serviços dos mais variados tipos. Com o objetivo de mostrar aos cidadãos uma forma mais fácil de enviar a sua documentação, confira mais informações sobre o SINTEGRA 2014.

O que é SINTEGRA

SINTEGRA 2014 Confira SINTEGRA 2014

SINTEGRA (cuja a sigla visa reduzir Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços) é uma maneira que o governo do país arrumou para sistematizar dados e informações referentes à administração pública do país. O SINTEGRA 2014 foi, na verdade, inspirado em um sistema com o mesmo objetivo que foi implantado no continente europeu no começo da década de 90.

Já no Brasil, a decisão de criar o SINTEGRA 2014 ocorreu de forma oficial no ano 1997, mas sua implantação se deu somente em maio do outro ano. A medida exige que cadastros sejam feitos, servindo como um verdadeiro intercâmbio comunicacional de dados. Além de facilitar o envio e recebimento das informações, o sistema também permite que estas cheguem com mais qualidade e segurança até o seu destino, de forma totalmente virtual.

Conheça a SINTEGRA 2014

Sobre a SINTEGRA 2014 e a taxa do ICMS

A função exercida pelo sistema do SINTEGRA 2014 é a de controlar as informações de operações de entrada e saída dos estados, que acontecem pelos contribuintes do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços). Essa taxa é instituída por cada estado ou distrito e precisa ser declarado por todos que prestam esses tipos de comércio em âmbito interestadual.

Estão inseridos no grupo de grupos que cobram ICMS até pela circulação alimentos e bebidas e serviços de comunicação, assim como demais produtos. A exceção recai somente sobre as mercadorias derivada do petróleo e também da energia. Sendo assim, todos os comerciantes que pagam o imposto, mesmo que indiretamente, precisam enviar seus documentos fiscais e demais arquivos pedidos ao sistema do SINTEGRA 2014.

SINTEGRA 2014 - confira mais

O crescimento do sistema no país

O grupo responsável por fazer todo o gerenciamento do SINTEGRA 2014 é o GT-15 (Grupo Gestor de Trabalho), que conta com representantes e todos os estados e regiões do território nacional. Uma evolução no sistema ocorreu no ano de 2002, fazendo com que os arquivos enviados pelos contribuintes fossem mandados diretamente para a Secretaria referente a seu estado.

Sua implantação começou na região sul do Brasil, no Paraná e no Rio Grande do Sul, e a partir de então seu desenvolvimento ocorreu de forma gradual. Hoje em dia, o SINTEGRA 2014 atinge todos os estados do país de forma digital, sem a necessidade da utilização de papeis na transação.

Saiba mais

Página oficial do SINTEGRA 2014 na Internet

Na página oficial da SINTEGRA 2014 é possível encontrar diversas informações sobre o sistema e também sobre o seu funcionamento. No site há ainda a possibilidade de ter acesso gratuito ao histórico completo da implantação do sistema, além de links que levam o usuário até a página referente à Secretaria de seu estado.

Pesquisar