Segundo Turno Eleições 2010

links patrocinados

Segundo Turno Eleições 2010

Segundo Turno Eleições 2010

Sobre o Segundo Turno Eleições 2010

No começo, todo mundo achava que as eleições 2010 teriam segundo turno. Depois que a campanha começou, o cenário mudou. Desta vez, os analistas políticos apostavam no que as pesquisas demonstravam: Dilma Roussef (PT) ganhando já no primeiro turno. Mas não é que o quadro novamente foi transformado e deu mesmo segundo turno nas eleições 2010?

Tudo devido aos escândalos de corrupção na Casa Civil e, principalmente, por Dilma supostamente ter dito que é a favor do abrto. Quem se beneficiou foi José Serra, que acabou conseguindo 32,61%. Dilma, por sua vez, teve 46,91% dos votos válidos.

A disputa, agora, recomeça. E ambos os candidatos vieram com tudo para o horário eleitoral gratuito. Dilma Roussef aproveitou para dizer que está sendo caluniada, vítma de mentiras, atacando José Serra por tabela.

Já Serra aproveita para trazer a questão do abrto, inclusive mostrando mulheres grávidas na campanha televisiva. De qualquer forma, ambos trazem questões religiosas, afirmam que os valores essenciais ao ser humano devem ser discutidos e tentam atrair tanto o apoio de Marina quanto o da Igreja católica.

O que vai resultar no dia 31 de outubro, data da votação do segundo turno, ainda não se sabe. Por enquanto, o cenário está complicado, novas supostas irregularidades de aliados de Dilma estão aparecendo, mas ela ainda está na frente e cabe a Serra tentar derrubar a força petista. O resultado do segundo turno das eleições você acompanha aqui no TudoemFoco.

A campanha eleitoral gratuita no rádio e na televisão começou no dia 8 de outubro. Nos oito estados e no Distrito Federal, em que também há segundo turno nas eleições para governador, o horário eleitoral também começou na mesma data.

O segundo turno das eleições 2010 acontece de fato no dia 31 de outubro, último domingo do mês. Assim como no primeiro turno, os representantes eleitos são definidos já no mesmo dia.

Resultado Eleições 2010 em Nova Iguaçu

Resultado Eleições 2010 em Nova Iguaçu

Sobre o Resultado em Nova Iguaçu

Nova Iguaçu faz parte da região metropolitana do Rio de Janeiro e se situa na Baixada Fluminense. De acordo com o Censo 2010, a cidade possui mais de 795 mil habitantes e mais de 500 mil eleitores até o ano de 2006. A cidade ajudou a eleger Dilma Rousseff, sendo a candidata do PT a mais votada em ambos os turnos.

Raio X das eleições

No primeiro turno das eleições presidenciais 12 candidatos estavam concorrendo ao cargo, mas apenas três ganhavam os holofotes da mídia. Até o momento que mais um candidato entrou para a lista dos vigiados pelos meios de comunicação: Plínio Arruda de Sampaio, do PSol.

Plínio, ao lado de Marina, fizeram o diferencial nesta campanha. Plínio por incomodar e cutucar os grandes veículos que são dão espaços para candidatos de partidos grandes; e Marina por ter um cunho ambiental muito forte, o que está cada vez mais na consciência coletiva da população.

O candidato do PSol teve um percentual de votos quase que insignificante, mas, por outro lado, conseguiu burlar o sistema e passou a ser chamado para os debates do primeiro turno, com os principais candidatos. Já Marina foi mais adiante; conseguiu mais votos do que o esperado, cerca de 20% do total nacional.

Nova Iguaçu

Na cidade de Nova Iguaçu a candidata do Partido Verde conseguiu 18,07% dos votos, ficando em terceiro lugar. José Serra, do PSDB, fez 33,94%, o que lhe rendeu o segundo lugar no município. Dilma Rousseff foi a candidata que mais teve votos em Nova Iguaçu no primeiro turno, com 46,07%.

Esse mesmo quadro aconteceu no âmbito nacional: Dilma em primeiro; Serra em segundo e Marina em terceiro. Como a candidata do PT não teve mais de 50% dos votos válidos, a disputa foi para o segundo turno.

Em Nova Iguaçu mais uma vez a petista se deu melhor. Ela praticamente passou por cima de seu oponente, revertendo 65,37% dos votos para si, enquanto que o tucano conseguiu apenas 34,63%. O mesmo aconteceu no restante do país, e Dilma foi eleita presidente, para a alegria de Lula e, principalmente, do PT.

Pesquisar