Saiba mais sobre a tuberculose

links patrocinados

Saiba mais sobre a tuberculose

A tuberculose é a maior causadora de morte por doença infecciosa em adultos, sendo a responsável pela morte de mais de 1,7 milhões de pessoas no mundo todo, todos os anos. Vale ressaltar que os números no Brasil, não são nada animadores. O Brasil ocupa o décimo quinto lugar no ranking de 22 países responsáveis por mais de 80% dos casos de tuberculoso no mundo todo. Em suma, apenas no Brasil surgem anualmente 85 mil novos casos.

Por isso, saiba um pouco mais sobre a tuberculose e conheça algumas medidas preventivas e o poder que um diagnóstico precoce tem no combate à doença.

Causa, diagnóstico e órgãos afetados

Saiba mais sobre a tuberculose Turberculose

Tuberculose é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Ela pode ser transmitida de uma pessoa para outra através de uma simples tosse. Muitas vezes, a tuberculose se encontra dormente no organismo e ela fica em evidência quando há uma queda de imunidade.

O diagnóstico da tuberculose é feita através da observação. Ou seja, pessoas que apresentam os sintomas típicos, como febre baixa, emagrecimento, tosse e sudorese noturna devem ser examinadas, principalmente se estes sintomas persistirem por mais de duas semanas. A longos prazos, a tuberculose pode causar uma dificuldade progressiva para respirar, falta de ar, tosse com sangue e pode levar à morte.
A confirmação do diagnóstico é feita através de uma radiografia torácica e ainda pela pesquisa da quantidade de bacilo e pela coleta de escarro.

O que é Tuberculose

Confira mais

O órgão mais afetado pela tuberculose é o pulmão. Mas, vale ressaltar que ela é uma doença que pode afetar qualquer outro órgão humano. Por exemplo, quando ela atinge a pele, a tuberculose acaba causando lesões que podem virar úlceras, quando atinge os ossos, ela pode causar dor e fraturas súbitas e quando atinge o sistema nervoso central, essa doença pode causar dores de cabeça, confusão mental, meningite e até coma.

Além disso, a tuberculose pode atingir o intestino, causando uma obstrução intestinal, prejudicando a absorção de alimentos e ainda atingir a retina e os olhos, causando uma perda total ou parcial da visão.

Saiba mais sobre a tuberculose - saiba mais

Tratamentos disponíveis

Ao contrário do que todos pensam, a tuberculose é uma doença que tem cura. Ela deve ser tratada com a administração de antibióticos específicos e totalmente controlados. O tempo de tratamento varia de 2 a quatro meses. Mas, nos casos em que a tuberculose acaba atingindo outros órgãos como o sistema nervoso central e os ossos, ou ainda quando o paciente apresenta uma certa deficiência em sua imunidade, como em casos de Aids, o tratamento com antibióticos pode chegar a duras até 12 meses.

Saiba mais sobre a tuberculose - Confira mais

Como prevenir?

A melhor forma de se prevenir contra o aparecimento da tuberculose é rastreando e diagnosticando de forma precoce os portadores da doença. Além disso, é necessário a adoção de algumas medidas de saúde pública, como o saneamento básico, manter o hábitos de higiene em dia, a melhoria das condições de vida.

Se você notar que os sintomas respiratórios não estejam melhorando e caso eles persistam por mais de duas semanas, procure um pneumologista ou ainda o posto de saúde mais próximo de sua casa.

Pesquisar
Artigos Relacionados