Resultados da Copa 2010

links patrocinados

Resultados da Copa 2010

Resultados da Copa 2010

De quatro em quatro anos acontece a Copa do Mundo de Futebol, que acontece em países diferentes a cada novo evento. Os chamados países sede recebem seleções do mundo todo que almejam o título de melhor seleção do mundo. A Copa de 2010 foi realizada na África do Sul.

A edição

A edição de 2010 teve como sede a África do Sul, que desde a década de 90 tentava ser eleita uma das sedes do mundial. Para a sua candidatura em 2010, a África recebeu o apoio do presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o nome do país era um dos favoritos na disputa com a Alemanha, Inglaterra e Marrocos.

Depois da escolha da sede dos jogos, a África do Sul tinha que escolher um mascote que representasse a região e também a competição. Dessa forma escolheram um dos animais da sua fauna, sendo escolhido o leopardo Zakumi, de corpo amarelo e cabelo verde. As cores foram referência ao uniforme da seleção Sul-Africana.

Para compor o seu nome foram utilizados termos de idiomas locais, sendo que na maioria delas o termo pode ser explicado como “vem aqui”.

Participantes

A Copa do Mundo de 2010 teve a participação de 30 seleções, sendo: Brasil, África do Sul, Alemanha, Argélia, Argentina, Austrália, Camarões, Chile, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Costa do Marfim, Dinamarca,Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, França, Gana, Grécia, Holanda, Honduras, Inglaterra, Itália, Japão, México, Nigéria, Nova Zelândia, Paraguai, Portugal Sérvia, Suíça e Uruguai.

Foram mais de 60 jogos envolvendo as seleções até que a Espanha fosse consagrada campeã.

Resultados

A Copa de 2010 teve como seleção campeã a Espanha, que venceu a Holanda na final, ficando com o título de vice-campeã. Com o terceiro e quarto lugar ficaram a Alemanha e o Uruguai, respectivamente.

Além das seleções, alguns jogadores também foram premiados sendo que o prêmio Bola de Ouro foi para Diego Forlán, da seleção uruguaia. Os prêmios Chuteira de Ouro e de Melhor Jogador Jovem foram para Thomas Mueller, da seleção Alemã, e o prêmio Luva de Ouro foi para Iker Casillas, da seleção Espanhola. Além disso, a seleção espanhola ainda levou o prêmio FIFA Fair Play.

A Taça

A taça de campeão, entregue pela Fifa, é feita de ouro maciço e alguns meses antes da realização de mais uma edição da Copa ela passa por vários países, numa espécie de tour, a partir da sede da Fifa localizada em Zurique, na Suíça.

Em toda Copa ela é entregue ao campeão que fica com a taça por quatro anos, ou seja, até a edição seguinte, e depois disso a equipe recebe uma réplica do prêmio. Na edição da Copa da África do Sul, o troféu chegou ao seu destino final após passar por 86 países durante 225 dias, totalizando cerca de 130 mil quilômetros percorridos, o que equivale a três voltas em torno do mundo.

A taça, como atualmente é apresentada, é uma substituição do antigo troféu, o Jules Rimet, que foi entregue aos vencedores da Copa entre as décadas de 30 e 70, sendo que depois do Brasil conquistar o tricampeonato em 70, a taça ficou de forma definitiva com a equipe, mas ela acabou sendo roubada em 1983.

A atual taça só será trocada quando o espaço onde são inscritos os nomes dos países campeões de cada edição do evento for completamente preenchido, e quando isso acontecer, ela continuará sob responsabilidade da Fifa.

Fotos

Confira Fotos dos Resultados da Copa 2010:

Copa do Mundo 2010Copa do Mundo 2010
Em 2010 foi a vez da África do Sul ser o país sede da CopaEm 2010 foi a vez da África do Sul ser o país sede da Copa
A Espanha foi a grande campeã de 2010A Espanha foi a grande campeã de 2010

Pesquisar