Prova Enem 2012

links patrocinados

Prova Enem 2012

O Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido popularmente como ENEM, é uma prova criada e aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) para todos os alunos do ensino médio (seja de escolas particulares ou públicas), tendo como objetivo avaliar o ensino no país, bem como servir de filtro para o ingresso nas universidades.

A prova é não obrigatória, mas aumenta a nota do vestibular em algumas instituições e, em outras, é a única avaliação necessária para entrar na faculdade. O ENEM existe desde 1998, inicialmente servindo apenas como avaliação da qualidade das escolas.

Enem 2010

Em 2010, as provas foram aplicadas em quase mil e setecentos municípios em todo o país e contaram com quatro milhões e meio de inscritos. Em 2011, esse número aumentou para mais de seis milhões de pessoas. Essa grande diferença ocorreu a partir da proposta de 2009, feita pelo ministro da educação Fernando Haddad, de unificar o vestibular de todas as instituições brasileiras, que agora teria o ENEM como prova oficial e universal. Na época, causou polêmica e muita discussão, pois cada instituição possui um perfil diferenciado – algumas priorizam a literatura ao invés da gramática ou a física mecânica ao invés da termodinâmica, e assim por diante.

A prova do ENEM possui uma característica mais interpretativa, com questões de enunciados grandes e alternativas com frases longas. Aos poucos, as universidades foram adotando o ENEM, sendo que atualmente os processos seletivos utilizam a prova como nota integral ou parcial nos testes – em muitos casos é considerada como a primeira fase do vestibular, que depois conta com a segunda a partir de questões abertas formuladas pela instituição. Essa foi a solução encontrada pelas universidades para acatar a decisão federal, mas sem perder a independência da instituição em decidir quais assuntos cairão na prova e o nível de exigência dos conteúdos, bem como da correção e interpretação da parte aberta das questões.

Polêmicas

Desde 2009, houve polêmicas envolvendo as provas do ENEM, causando certa descrença por parte dos estudantes sobre a seriedade do exame. Naquele ano, as provas foram roubadas e a data de avaliação foi alterada, já que foi necessário reformular todo o conteúdo. Em 2010, o problema foi o vazamento de informações sigilosas dos estudantes colocadas na hora da inscrição (como RG, endereço, dados sobre a escola que a pessoa estava matriculada, etc). Além disso, a impressão dos cadernos de prova possuía muitos erros, resultando no cancelamento do exame após muitas reclamações, tendo sido oficializada pelo Ministério de Justiça do estado do Ceará. A prova foi feita novamente tempo depois, no mês de dezembro daquele ano.

Em 2011, os principais problemas envolveram o fato de quatorze questões que estavam na prova oficial já terem sido aplicadas anteriormente num colégio em Fortaleza – a polêmica resultou no cancelamento do exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) pediu desculpas pelos transtornos, mas que tudo seria resolvido e o ENEM continuaria com a exigência padrão de conteúdos. Além dessa questão, a mídia divulgou muitos casos de alunos insatisfeitos com a correção da segunda prova na parte da redação – a parte do exame que mais vale pontos. Três alunos conseguiram pedir revisão da correção, aumentando ainda mais a polêmica sobre os critérios avaliativos.

ENEM 2012

As provas do ENEM tem sua inscrição iniciada entre agosto e outubro e a prova é aplicada entre o final de novembro e o fim de dezembro – sendo estendida para janeiro caso hajam problemas. A sugestão é acessar com frequência os sites do Ministério da Educação (MEC), do INEP e a página oficial do ENEM para ter certeza da data da próxima prova, bem como o processo de inscrição (a taxa do ano passado foi de trinta e cinco reais) e os documentos necessários para fazer a prova.

Fotos

Confira Fotos da Prova Enem 2012:

Enem 2012Enem 2012
Prova do Enem ainda não tem data para ocorrerProva do Enem ainda não tem data para ocorrer
Prova Enem 2012Prova Enem 2012

Pesquisar