Prominp: cursos gratuitos 2014

links patrocinados

Prominp: cursos gratuitos 2014

Criado em 2003, o Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural) é um órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME). Seu objetivo é oferecer capacitação e infraestrutura para indústrias nacionais que lidem com petróleo e gás natural, com o objetivo de tornar o setor muito mais competitivo em relação a empresas estrangeiras. Desta forma, o Prominp auxilia a indústria brasileira a gerar renda e empregos.

Iniciativas do Prominp

Prominp: cursos gratuitos 2014 Prominp

Prominp é uma instituição que realiza iniciativas múltiplas e conectadas, atuando através de uma articulação entre o órgão, as empresas de gás e petróleo, o governo e indústrias de bens e serviços em geral.

Desde que foi criado, o Prominp já realizou mais de 150 iniciativas diferentes, reunindo dezenas de órgãos, como MME, BNDES, ABITAM, Petrobras, ONIP e muitos outros. Para 2014, o Prominp já anunciou a retomada de cursos de capacitação para pessoas físicas, com o objetivo de suprir mão de obra qualificada para o setor. Confira, abaixo, os cursos gratuitos do Prominp para 2014.

Prominp 2014

Cursos do Prominp em 2014

Em novembro, a Agência Nacional do Petróleo aprovou o plano de capacitação do Prominp, que deve começar a oferecer vagas de cursos gratuitos já nos primeiros meses de 2014. Os cursos ainda não foram anunciados oficialmente pelo órgão, principalmente porque a aprovação do novo plano aconteceu no início de novembro de 2013. Entretanto, embora ainda não tenha publicado as grades dos cursos, o Prominp já forneceu algumas informações detalhadas sobre o novo programa.

Assim que os cursos forem definidos, o Prominp publicará a relação completa em seu site oficial, no menu “Qualificação profissional”.

Cursos gratuitos 2014

Primeiras informações

Os cursos do Prominp têm como objetivo principal fornecer mão de obra para as indústrias do setor. Por isso, em uma primeira etapa, o programa fará um levantamento da demanda de profissionais destas empresas. Esta dinâmica de operação tem como intenção oferecer cursos para setores deficitários, o que aumenta consideravelmente as chances de que os alunos sejam contratados após o término do ciclo.

O Prominp divulgará, em breve, seu planejamento de atividades até 2017. A primeira etapa, que será realizada entre os meses de janeiro, fevereiro e março de 2013, terá como objetivo oferecer vagas para empreendimentos da Petrobras, principalmente nos estaleiros de construção de plataformas petrolíferas. Estas primeiras vagas, de acordo com o Prominp, serão oferecidas nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Prominp: cursos gratuitos 2014 - saiba mais

Números

Até 2017, o Prominp pretende capacitar 17 mil funcionários para o setor de petróleo e gás. De acordo com o órgão, até o momento foi possível observar uma grande demanda por encanadores industriais, pedreiros, armadores, caldeireiros, soldadores de estruturas, montadores de andaime, plataformistas e auxiliares de movimentação de cargas. Até hoje, o Prominp já capacitou cerca de cem mil profissionais. Os cursos oferecidos pelo programa exigirão diferentes níveis de escolaridade. Boa parte deles terá como pré-requisito o Ensino Fundamental completo. Para ficar por dentro dos prazos de inscrição, acesse o site oficial do programa.

Pesquisar