Programa Globo Repórter

links patrocinados

Programa Globo Repórter

Programa Globo Repórter

O Globo Repórter é um programa de temática jornalística exibido toda a semana pelo canal aberto Rede Globo, mais especificamente às sextas feiras geralmente às dez da noite, após a novela das nove. Com duração de uma hora, explora principalmente um assunto de forma aprofundada ou com viés diferenciado. Está no ar desde outubro de 1973, quando substituiu outro programa com o mesmo formato, o Globo Shell Especial. A principal inspiração para o Globo Repórter é o jornalístico americano 60 Minutes, que também realiza reportagens especiais sobre uma temática atual.

No início, devido à dificuldade de financiar seus próprios documentários, a Globo promovia as produções de nomes que hoje são referência nacional, como Eduardo Coutinho e Walter Lima Júnior. Ainda nos anos setenta, a programação era exclusiva das terças feiras, com a abordagem de notícias que não eram aprofundadas pelo tempo dos telejornais noturnos, porém eram de relevância mundial, como o caso das eleições em diferentes países, a estrutura do esporte, as histórias das escolas de samba, etc.

Nos anos oitenta, a modernização da captação das imagens, bem como maiores definições com relação ao formato (os documentários agora eram de no máximo quinze minutos, além de poderem ser de qualquer lugar do Brasil, não se limitando aos estados do Rio de Janeiro e São Paulo). Outro diferencial foi a inclusão do cinegrafista na narração e participação nos acontecimentos, saindo do papel de simples registrador dos fatos.

Mais informações

Durante essa época até o começo dos anos noventa, o Globo Repórter se caracterizava por reportagens aprofundadas, de denúncia ou temas de debate público. Atualmente, entretanto, parece que a polêmica foi extinta do programa, que aborda principalmente relatos sobre o comportamento de animais na natureza selvagem ou então assuntos com determinada popularidade como as cirurgias de estômago e dietas, economia e finanças. Algumas exceções incluem desastres naturais, a retrospectiva de fim de ano, temáticas esportivas e afins.

A apresentação do programa é feita por Sérgio Chapellin, que está no comando desde a sua estréia, embora tenham tido períodos que ele se ausentou por férias, apresentação do Jornal Nacional ou durante os anos que ficou na emissora Sistema Brasileiro de Televisão. Outras pessoas que já participaram do Globo Repórter foram Glória Maria (que apresentou o Fantástico por anos), Carlos Nascimento (atualmente no SBT), César Tralli, Pedro Bial (hoje comanda o Big Brother Brasil), Heraldo Pereira, Celso Freitas, Zeca Camargo (apresentador e repórter do Fantástico), Britto Júnior (responsável pelo reality show A Fazenda, da Rede Record), entre tantos outros.

Para maiores informações sobre temáticas abordadas pelo programa, bem como todo o histórico, com premiações e suas respectivas reportagens, basta acessar a seção de memória do site da Globo ou mesmo na página oficial do Globo Repórter, que possui uma retrospectiva histórica em detalhes.

O programa continua sendo referência de programação nas sextas à noite, ficando entre os primeiros lugares na pesquisa de ibope e também trazendo assuntos diferenciados todas as semanas em uma linguagem acessível, direta e de acordo com a realidade dos cidadãos brasileiros.

Fotos

Confira Fotos do Programa Globo Repórter:

Programa Globo RepórterPrograma Globo Repórter
O Globo Repórter é apresentado por Sergio ChapelinO Globo Repórter é apresentado por Sergio Chapelin
Cenas do programaCenas do programa

Pesquisar
Artigos Relacionados