Profissões do Futuro

links patrocinados

Profissões do Futuro

Profissões do Futuro

Se você já foi ou é vestibulando, sabe como é estudar muito para várias provas durante o ano e passar ou não naquele concurso concorrido que sempre desejou. No entanto, pior do que ficar quatro ou cinco anos estudando para entrar no curso amado, é você não saber que faculdade pretende fazer e, principalmente, qual será sua carreira para toda a vida.

Pesquisas de Profissões do Futuro

A partir de uma pesquisa realizada pela Firjan, grande parte das companhias brasileiras irá contratar um maior número de funcionários entre os anos de 2012 e 2020. Foram 402 empresas que empregam mais de 2,2 milhões de pessoas dos 26 grupos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE-2.0/IBGE), em todo o território brasileiro, solicitadas para escolher quais eram as profissões que futuramente terão mais vagas no mercado de trabalho e que trarão maior lucro para o trabalhador e a indústria.

Durante toda a pesquisa feita com essas 402 companhias foram examinados profissionais de áreas como recursos humanos ou operacionais. Tendo como alicerce o Código Brasileiro de Ocupações (CBO) foram aplicadas trinta questões direcionadas para cada campo de ocupação.

Objetivo do exame

O maior objetivo dessa análise é abastecer as entidades educacionais, trabalhadores, empregadores, o aluno e, essencialmente, o Governo Federal para que a política de educação e formação profissional seja feita estrategicamente, pensando em quais profissões deve-se dar mais valor devido a sua demanda.

Profissões do futuro

Apesar de muitos indivíduos imaginarem que as faculdades de medicina, odontologia e direito serão as mais bem conceituadas nessa pesquisa estão errados, pois os três cursos foram descartados na realização do exame e as habilitações em várias engenharias foram acrescentadas. Foram nove profissões escolhidas pelas empresas avaliadoras, entre elas está o de Supervisor de Produção em Indústrias de Transformação, Engenheiro de Petróleo, Engenheiro de Mobilidade, Trabalhadores de Tratamento de Superfície de Metais e Compósitos, Técnico em Sistema de Informação, Biotecnologistas, Eletrônica e Eletromecânica, Desenhistas Técnicos em Eletricidade, Técnicos em Mecatrônica e Engenheiros Ambientais e Sanitários.

Especificações de cada profissão

Se você quiser tornar-se Técnico em Sistema de Informação, as suas principais características de trabalho terão relação com a análise e a criação de sistemas de informação que tenham o poder de processar, gerenciar e guardar informações de várias áreas. Já se você quer trabalhar na área de Desenho Técnico em Eletricidade, Eletrônica e Eletromecânica, então precisa especializar-se na construção de equipamentos e máquinas eletro-eletrônicos, além de saber utilizar ferramentas como CAD e CIM.

No caso de escolher o emprego de Engenheiro de Petróleo, o indivíduo precisar ter conhecimento nas áreas da mineração, geologia, engenharia e geofísica, pois irão procurar jazidas e aperfeiçoarão projetos de extração, produção e comercialização do petróleo e do gás natural, sem trazer malefícios ao meio ambiente. Para a pessoa que trabalhar como Engenheiro de Mobilidade, o conselho é estudar sobre a manutenção, a construção e o monitoramento das estruturas aeroportuárias, portuárias, ferroviárias e viárias, além de especializar-se na legislação desses tipos de obras.

Os Biotecnologistas precisam aprender sobre o desenvolvimento, a criação e o gerenciamento de produtos voltados para as áreas do meio ambiente, da saúde, de alimentícia e química. Já os Engenheiros Ambientais e Sanitários direcionam seu trabalho para o aperfeiçoamento econômico sustentável, sabendo os limites dos recursos advindos do meio ambiente e cuidando de projetos relacionados aos sistemas de água e esgoto. Os Técnicos em Mecatrônica cuidam, projetam e instalam máquinas de operação convencional ou automática que fazem parte da linha de produção.

Se o emprego escolhido for o de Supervisor de Produção em Indústrias de Transformação, então o sujeito terá que ser muito responsável ao programar e dirigir as atividades dos trabalhadores indústrias. Já o Trabalhador de Tratamento de Superfície de Metais e Compósitos terá uma rotina que une o tratamento de superfície de peças não-metálicas, metálicas e materiais não sintéticos.

Fotos

Confira Fotos das Profissões do Futuro:

Profissões do Futuro Profissões do Futuro Profissões do Futuro Profissões do Futuro

Pesquisar