Páscoa significado e história

links patrocinados

Páscoa significado e história

Páscoa significado e história

Uma das datas consideradas mais importantes no Brasil ficando apenas das festas natalinas, a Páscoa é uma data memorável no país. Isto porque o Brasil é um país considerado cristão e a páscoa traz a lembrança da morte de Jesus Cristo e a comemoração da sua ressureição. Um momento que representa a união com a família, momento de reflexão para os cristãos das diferentes religiões que também fazem da ocasião festa por considerar que depois da morte houve vida novamente, e a vida do salvador da humanidade.

Significado e História

A páscoa é de origem do hebreu, Peseach que quer dizer ‘ deixar a escravidão e se tornar livres’. Além disso a alusão a passagem se faz também quanto a morte de jesus que vai ou passa da ‘morte para a vida’ ‘do mundo para Deus ou da ‘escuridão para a luz’.

A festa também é chamada Festa da Libertação e tem início sempre após o período denominado pelos católicos de quaresma, por isso todos os anos ela muda de data e se encerra com a chamada ‘vigília Pascal’. Porém a Páscoa deve acontecer todos os anos entre o dia 22 de março e o dia 25 de abril, não pode ser antes e nem mesmo depois.

Símbolos da Páscoa

É nesse período dedicado para reflexão que é destinado para pensar a respeito do perdão, da culpa, do amor, da vida, da penitência, da morte, da liberdade e da solidariedade.

A Páscoa se originou na época que antecedeu Moisés, era uma festa que comemorava o início da primavera entre os nômades pastores. Os judeus desse tempo festejavam a Páscoa, sempre na primeira lua cheia, que marcava a estação mais florida no hemisfério norte. De acordo com a Biblia a ressureição de Jesus foi perto da Páscoa, porém muitas discussões foram levantadas em torno disso, até que uma data fosse definida para a comemoração. Mas foi somente no século 16 que a determinação foi outorgada

Significado da Páscoa

Símbolos da Páscoa

A Páscoa é marcada por vários símbolos que explicam melhor o sentido do significado desta data. A cruz significa o quanto Jesus Cristo sofreu mas também lembra sua nova vida, sua ressurreição. O cordeiro representa o próprio Jesus, que foi posto em sacríficio por todos os outros filho de Deus , por toda a humanidade. Mesmo antes disso o cordeiro era considerado de grande importância entre os judeus. O pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Jesus Cristo comemorando a morte e a nova vida na cruz, que se tornou eterna para todos. E mais tarde os novos símbolos que foram agregrados a data, o coelho da Páscoa e os ovos de Páscoa. O coelho foi originado na Alemanha , há vários séculos quando diziam as crianças que o coelho levava ovos e escondia em ervas, e as crianças deveriam procura-las.

Os ovos de Páscoa se adaptaram a cultura de diversos países em todo o mundo. Na Ucrânia e na Polônia são ovos de galinha que são pintados artesanalmente, e em outras partes do mundo como no Brasil os populares são os ovos em chocolate, decorados, com muitos recheios, ganham novos sabores todos os anos e enchem os olhos de todos, com seus enfeites e designers.

História da Páscoa Páscoa 2013

Páscoa significado e história

Confira um vídeo sobre o significado da Páscoa:

Pesquisar