Oscar 2009

links patrocinados

Oscar 2009

Oscar 2009

A 81ª cerimônia do Oscar aconteceu em fevereiro de 2009 e homenageou o melhor do cinema de 2008 em uma festa de pompa apresentada pelo ator Hugh Jackman. Em um espetáculo repleto de estrelas, o grande vencedor da noite foi o filme Quem Quer Ser Um Milionário, que levou oito estatuetas douradas. Confira a seguir os destaques da festa.

A 81ª cerimônia do Oscar, apresentada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográfiacs (AMPAS), homenageou os melhores filmes de 2008 e aconteceu em 22 de fevereiro de 2009, no Teatro Kodak, em Hollywood, Los Angeles. Durante a cerimônia, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas premiou com estatuetas do Oscar 24 categorias. O ator australiano Hugh Jackman apresentou a cerimônia pela primeira vez. Quem Quer Ser um Milionário ganhou oito prêmios, o máximo da noite, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Diretor (Danny Boyle). Outros vencedores foram O Curioso Caso de Benjamin Button, com três prêmios, Batman – O Cavaleiro das Trevas e Milk, com dois prêmios, e Departures, A Duquesa, La Maison en Petits Cubes, Man on Wire, O Leitor, Smile Pinki, Toyland, Vicky Cristina Barcelona, e WALL-E com um. A cerimônia atraiu cerca de 36 milhões de telespectadores.

Vencedores

Premiacao do Oscar 2009

No 10º ano consecutivo, pelo menos um prêmio de atuação foi para um ator interpretando uma pessoa da vida real (Sean Penn no papel de Harvey Milk no filme Milk). A vitória de Penn foi vista como uma surpresa, já que Mickey Rourke era o favorito para vencer. Penn recebeu aplausos de pé por sua vitória. Pelo segundo ano consecutivo, uma espanhola (Penélope Cruz) ganhou na categoria de coadjuvante (anteriormente Javier Bardem), e pelo quarto ano uma atriz britânica (Kate Winslet) ganhou um prêmio (anteriormente Tilda Swinton, Helen Mirren e Rachel Weisz consecutivamente). Este ano também marca a segunda vez que Stephen Daldry dirigiu uma atriz em uma vitória de Melhor Atriz (o outro foi Nicole Kidman), e pela quarta vez uma atriz dirigiu foi nomeado (Julie Walters e Julianne Moore). Foi também a quarta vez que Woody Allen dirigiu uma atriz vitoriosa em Melhor Atriz Coadjuvante (outras foram Dianne Wiest, duas vezes, e Mira Sorvino). Esta é também a primeira vez que o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante foi premiado a título póstumo, a Heath Ledger, e apenas o segundo prêmio póstumo na história da Academia (o primeiro foi para Peter Finch de Melhor Ator em The Network, em 1976).

Heath Ledger

Ganhadores Oscar 2009

Com a vitória póstuma de Heath Ledger como Melhor Ator Coadjuvante, a Academia teve disputas sobre quem deveria receber o prêmio no lugar dele durante a cerimônia. Após conversações com a família de Ledger na Austrália, a Academia decidiu que sua parceira anterior, a atriz Michelle Williams, não poderia aceitar o prêmio já que os dois não mais eram casados. Eles, então, decidiram que a filha de três anos de Ledger e Williams, Matilda Rose Ledger, receberia o prêmio na noite do Oscar. No entanto, devido à idade de Matilda, ela ganhou a propriedade plena da estatueta até que seu aniversário de dezoito anos, em 2023.

Participantes do Oscar 2009

Até então, Michelle Williams irá guardar a estatueta para Matilda. A família de Ledger participou da cerimônia e seus pais e irmã receberam o prêmio no palco em seu nome.

Produção

Devido à audiência declinante dos últimos Academy Awards, a Academia tinha contratado uma inteiramente nova equipe de produção, numa tentativa de reviver a cerimônia de premiação e renovar seu roteiro geral e temas. Marketing para a cerimônia a anunciava como “o maior evento de Filme do Ano”.

Melhor ator Oscar 2009 Premio do Oscar

Pesquisar