OMS idoso

links patrocinados

OMS idoso

OMS idoso

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a população de idosos com mais de 60 anos deve aumentar consideravelmente nos próximos anos. A pesquisa que foi realizada em comemoração ao dia do Idoso, aponta que em quatro décadas os idosos estarão vivendo em áreas desenvolvidas.

Um dado importante mostrado pela pesquisa é que a população mundial está envelhecendo, em poucos anos teremos no mundo mais pessoas com mais e 60 anos do que crianças com menos de 5 anos de idade.

Envelhecimento da população Mundial

Segundo os pesquisadores ao contrário do que se tinha antes a população idosa em maioria não é percebível apenas na Europa e Japão, os países com renda baixa e média também estão passando pelo processo de envelhecimento da sua comunidade.

Em 2050 a estimativa é de que haja 2 bilhões de pessoas com mais de 60 anos em todo o mundo, sendo que 80% deverão estar residindo em países que hoje são taxados como emergentes ou em desenvolvimento.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) esse é um dado muito positivo já que mostra que a expectativa de vida tem aumentado e há uma melhora na qualidade de vida das pessoas de forma geral.

ONU pede melhores condições de saúde aos idosos

Com o aumento da população de idosos em todo o mundo surge outra preocupação, como oferecer boas condições de vida a essas pessoas, com melhorias na qualidade de vida e principalmente com serviços de saúde.

A ONU apelou a todos os países maior atenção a saúde dos idosos e solicitou maiores investimentos a oferecer boas condições de envelhecimento a população em todo o mundo.

Pessoas com mais idade acabam precisando mais de atendimento médico principalmente pelo acometimento de doenças que vem crescente entre essa população como as cardíacas e cardiovasculares, por isso, é necessário maior investimento em saúde.

E os recursos precisam ser direcionados o quanto antes para anteder uma demanda que deve crescer, de acordo com a OMS no meio do século 20 havia 14 milhões de pessoas com mais de 80 anos, em 2050 teremos 400 milhões, 100 milhões estarão vivendo apenas na China. Pela primeira vez na história a população com mais de 65 anos vai passar a frente das pessoas com menos de 5 anos de idade.

Alzheimer é desconhecido para 75% dos portadores

Dados divulgados pela Alzheimer’s Disease International (ADI), órgão ligado a OMS aponta que 75% das pessoas que tem a doença não foram diagnosticadas, a estimativa é de que 36 milhões de pessoas convivam com essa enfermidade no mundo.

Segundo a pesquisa mesmo nos países ricos o diagnóstico não é feito de forma eficaz. Em Londres só acontece em 20% a 50% dos casos da doença em outros países é igual ou menor que 10%.

É muito importante, segundo os pesquisadores, que os países adotem medidas estratégicas nacionais para melhorar a eficiência do diagnóstico do Alzheimer de forma precoce e que tenha um acompanhamento do avanço da doença.

Os idosos tem mais vontade de viver

De acordo com uma pesquisa feita pela Quorum Brasil a população idosa tem cada vez mais vontade de viver, mais da metade dos entrevistados tem uma forte desejo de viajar para regiões famosas, a segunda opção mais votada foi a pratica de atividades radicais como saltar de paraquedas, andar de moro, lancha ou pilotar um avião.

Fotos

Confira Fotos da OMS idoso:

OMS idosoOMS idoso

OMS idosoOMS idoso

OMS idosoOMS idoso

Pesquisar
Artigos Relacionados