Olimpíadas 2012

links patrocinados

Olimpíadas 2012

O esporte consegue atrair a atenção de muitas pessoas, seja torneios regionais ou nacionais, muitas vezes a sociedade para ao assistir uma competição. Porém, a mais aguardada é a Olimpíada do Mundo. São diversos esportes, atletas que buscam reconhecimento e o sentimento de união e emoção ao assistir grandes feitos e quebras de recordes.

As Olimpíadas 2012 vão acontecer na cidade de Londres, capital da Inglaterra, entre os dias 27 de julho e 12 de agosto. Londres será a primeira cidade a sediar as Olimpíadas da era moderna por três vezes, em 1908, 1948 e 1912. A expectativa é que o evento reúna mais de 10 mil atletas que irão participar de 26 modalidades diferentes.

Preparação para a Olimpíada de 2012

O processo de escolha da cidade sede das Olimpíadas de 2012 foi longo. No início, o COI – Comitê Olímpico Internacional, recebeu a inscrição de nove cidades para serem candidatas: Rio de Janeiro, Paris, Nova York, Moscou, Madri, Londres, Leipzig, Istambul e Havana.

Em 2004 o número de possíveis cidades-sede foi reduzido para cinco: Londres, Madrid, Moscou, Nova York e Paris. Após a visita do comitê olímpico internacional, COI, a candidatura de Londres ficou com o segundo maior número de pontos positivos, atrás apenas de Paris. Os jogos serão realizados em novos espaços projetados especialmente para a Olimpíada e também em instalações histórias, como o Hyde Park e a Parada da Guarda.

O estádio principal, aonde acontecerá as cerimônias de abertura das Olimpíadas de Londres 2012, encerramento e também algumas competições foi projetado especialmente para o evento. A capacidade é de 80 mil lugares sentados e a estrutura é foi feita totalmente em aço, dentro do Parque Olímpico.

Mudanças nas Olimpíadas 2012

O maior símbolo dos jogos olímpicos, a tocha olímpica, sofrerá uma grande mudança a partir das Olimpíadas 2012. Com os grandes problemas enfrentados pelo percurso na olimpíada de 2008 na China (manifestações pró Tibet) o percurso da tocha será apenas no país sede, a Inglaterra.

História dos Jogos Olímpicos

A origem dos Jogos Olímpicos está na Grécia Antiga, quanto uma série de competições começaram a ser realizadas, contendo participantes de várias cidades-estado. Entre as modalidades, destacava-se os eventos atléticos.

Entretanto, as que mais chamavam a atenção do povo eram as que envolviam o combate entre atletas e corridas de bigas. Os Jogos Olímpicos chegaram a sua decadência neste período depois que os Romanos começaram a exercer muita influência na Grécia naquele tempo.

Não existe um consenso ao certo quanto ao término dos Jogos Olímpicos oficialmente. A principal data que se tem é a de 393 d. C., sendo o responsável pelo término o imperador romano Teodósio I, que extinguiu qualquer práticas e culto pagão nos territórios da Roma.

A volta dos Jogos Olímpicos

A volta aconteceu justamente na capital da Grécia, em Atenas. Ela aconteceu no ano de 1859. porém só participaram desta edição os atletas do Império Otomano e da Grécia. No ano de 1894 foi criado o Comitê Olímpico Internacionalm que é uma organização não-governamental. Ele foi criado para com a principal finalidade de trazer os Jogos Olímpicos que eram realizados na Grécia Antiga. A primeira edição com a organização do COI, também foi realizado na cidade de Atenas, e contou com cerca de 240 atletas de catorze nações diferentes.

Pesquisar