Obmep de 2014

links patrocinados

Obmep 2014

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, conhecida como OBMEP, é um evento realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O objetivo da olimpíada é incentivar os jovens ao aprendizado da matemática, encontrando talentos em todo o território nacional.

Embora a olimpíada seja o principal evento realizado pela OBMEP, a instituição também trabalha em diversos outros setores ao longo dos anos, como desenvolvimento de apostilas de matemática, manutenção de um grande banco de questões, oferta de bolsas da Capes e do CNPq para iniciação científica, incentivos a clubes de matemática e muito mais.

As olimpíadas

Obmep 2014 Saiba mais sobre a Obmep 2014

Primeira olimpíada de matemática de que se tem notícia aconteceu ainda no ano de 1894, na Hungria. Meio século depois, foi criada a Olimpíada Internacional de Matemática, que se tornou referência e modelo para a criação de outros eventos. Além de testar conhecimentos, as olimpíadas de matemática são ótimas oportunidades de socialização.

O Brasil teve sua primeira olimpíada de matemática realizada em 1977, em um evento realizado pela Academia Paulista de Ciências. A OBMEP em seu formato atual foi criada apenas em 2004, e sua primeira edição aconteceu em 2005. Desde então, assim como as olimpíadas esportivas, a OBMEP é realizada de quatro em quatro anos.

Obmep

Última edição

A última edição da OBMEP aconteceu em 2013, quebrando uma série de recordes que demonstraram o grande interesse dos alunos e das instituições de ensino pelo evento. Quase vinte milhões de estudantes participaram da competição, representando quase todo o Brasil. Apenas 0,6% dos municípios brasileiros não tiveram nenhum participante inscrito.

Obmep 2014 - saiba mais

Requisitos

A OBMEP é um evento extremamente organizado. Para estarem aptos a participar das olimpíadas, os alunos precisam passar por diversos processos. Primeiro, a própria escola tem de se cadastrar na página oficial do evento. É importante ressaltar que não existe inscrição individual para os alunos, apenas para as instituições. Neste momento, a escola tem de informar à OBMEP quantos alunos de cada série se inscreverão nas olimpíadas.

As escolas são responsáveis por realizar as provas preliminares das olimpíadas, que são compostas por vinte questões objetivas. Segundo o regulamento da OBMEP, se classificarão para as fases seguintes da competição 5% dos estudantes de cada sala, de acordo com a nota obtida nesta primeira prova.

Conheça a Obmep 2014

Outras fases

Na segunda fase da OBMEP, os testes acontecem em locais informados pela própria organização do evento, que também será a responsável por aplicar os questionários. Estas provas têm, no máximo, oito questões, que devem ter seus cálculos apresentados nas folhas de respostas. O regulamento integral da OBMEP pode ser encontrado no site oficial do evento. Os vencedores da competição recebem prêmios variados, como tablets, certificados, medalhas, assinaturas de revistas, bolsas de estudos e muito mais.

Próxima edição

Seguindo o calendário, a OBMEP não terá edições em 2014. O último evento aconteceu em 2013, portanto, somente em 2017 teremos uma nova olimpíada. Contudo, durante este período sem competições, a OBMEP continuará a realizar suas ações cotidianas, incluindo os programas de incentivo através de bolsas de iniciação científica.

Pesquisar