Obmep 2014

links patrocinados

Obmep 2014

A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) é um evento realizado pelo IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada). O principal objetivo da OBMEP é estimular o ensino da matemática e encontrar potenciais talentos nesta área de conhecimento.

Estrutura da OBMEP

Obmep 2014 Obmep 2013

Além da olimpíada propriamente dita, a OBMEP também atua em diversos setores da educação, como a produção de apostilas de matemática, o desenvolvimento de um banco de questões, programas de iniciação científica com bolsas do CNPq e da Capes, preparação para competições internacionais e incentivo aos clubes de matemática, que propiciam um ambiente interativo para o ensino das ciências exatas.

O que é Obmep 2014

Olimpíadas de matemática

As olimpíadas de matemática são excelentes oportunidades para a prática de atividades de raciocínio e a socialização. A primeira delas aconteceu em 1894, na Hungria. Em 1959, foi criada a Olimpíada Internacional de Matemática, uma referência neste tipo de evento até os dias atuais.

No Brasil, a primeira competição deste gênero aconteceu em 1977, através da iniciativa da Academia Paulista de Ciências. A OBMEP, como conhecemos no formato atual, foi criada em 2004, com a primeira edição sendo realizada no ano seguinte. Desde então, o evento acontece periodicamente de quatro em quatro anos, como nas olimpíadas esportivas.

Para que serve a Obmep 2014

Público

A última OBMEP realizada aconteceu em 2009, ano em que quebrou diversos recordes. Quase 20 milhões de alunos de escolas públicas se inscreveram na competição. Na edição seguinte, de 2013, tivemos 19,1 milhões de inscritos, representando 99,4% dos municípios do país.

Obmep 2014 - prova

Processos

A participação na OBMEP está condicionada a uma série de processos. Em primeiro lugar, é preciso que as escolas se cadastrem na página oficial da olimpíada. Não existe cadastro individual para alunos, apenas para as instituições. Neste primeiro momento, a escola deve informar apenas a quantidade total de alunos inscritos em cada série.

As provas da primeira fase da OBMEP são realizadas nas próprias escolas, após o envio dos exames pelos correios. Esta prova é composta por 20 questões objetivas. De acordo com o regulamento da OBMEP, classificam-se para a fase seguinte 5% dos alunos de cada sala – aqueles que obtiverem maior pontuação no exame objetivo.

A fase seguinte, por sua vez, acontece em locais indicados pela própria OBMEP, que também se responsabiliza pela aplicação dos questionários. Esta prova possui entre seis e oito questões, cujos cálculos devem ser apresentados durante a resolução dos problemas.

O resultado final da OBMEP de 2013 será divulgado no dia 29 de novembro. Além dos alunos, também recebem prêmios os professores e secretarias de Educação. São diversos prêmios, como mealhas, certificados, tablets, assinaturas de revistas e muito mais. Os vencedores da OBMEP podem receber bolsas de estudos, caso cumpram os requisitos necessários. O regulamento completo da OBMEP pode ser acessado na página do evento.

OBMEP em 2014

Como pudemos perceber anteriormente, não haverá OBMEP no ano de 2014. A última edição foi realizada em 2013, portanto, a olimpíada seguinte acontecerá apenas em 2017. Neste meio tempo, entretanto, a instituição continua a realizar suas atividades normalmente, como pólos de treinamento, preparações e programas de iniciação científica.

Pesquisar