OAB DF Exame da Ordem 2014

links patrocinados

OAB DF Exame da Ordem 2014

A OAB (Ordem dos Advogados) é a instituição de maior eminência de advogados em territórios nacional, sendo esta inclusive, a maior responsável por toda a regulamentação e da advocacia nacional. Outra função da OAB é a de supervisionar se a aplicação do Exame de Ordem está sendo exercitado de forma justa e responsável nos parâmetros nacionais.

A composição da Ordem dos Advogados é estruturada da seguinte maneira, um Conselho Federal, que tem a função de centralizar os juízos de todo o território nacional, estando, portanto, localizado no Distrito Federal, as Seções da Ordem, que devem ser estabelecidas em todos os estados, sendo nestes, a supremacia e as Subseções que agrupa diversos municípios.

Confira mais

OAB DF Exame da Ordem 2014 OAB

Para que uma pessoa que cursou o curdo de Direito em qualquer universidade ou faculdade de todo o país seja classificado como advogado e detenha, desta forma, os direitos legais perante a Ordem Brasileira, de se proferir com acusações ou defesas perante o código de normas que rege o Brasil, deve passar n o Exame da Ordem, este ocorre todos os anos e é temido pela maioria dos estudantes deste curso.

Exame da Ordem

A História da OAB

A ordem dos advogados foi instituída no ano de 1930, decorrente de um decreto, punhado por Getúlio Vargas ainda na República Populista. A ordem tem a sua origem na Idade Média, na nação francesa, esta criou o termo ordem para definir uma série de normas criadas para o catolicismo, os primeiros advogados, que criaram este termo e também o tal conglomerado de normas foram intitulados como cavaleiros das leis.

Atualmente, após passar por diversas mudanças, melhoras e correções a Ordem dos Advogados do Brasil é uma espécie de serviço público livre, não havendo, portanto, conexão com o Poder Federal, desta forma, não é necessária a prestação de contas ao Tribunal de Contas, obtendo, imunidade tributária e sem a vinculação estipulada pela CL com seus funcionários.

Exame da OAB

O Curso de Direito

O curso de direito pode ser classificado nos dias de hoje como o segundo curso mais concorridos das universidades tanto federais, quanto, particulares em esfera nacional, perdendo apenas pelo curso de Medicina. Segundo estatísticas, este curso é de grande concorrência, pois, o histórico de todo o período colonial e pós República nacional trouxe a profissão de advogado uma das mais renomadas profissões, sendo muito recorrente na época, os intercâmbios para o estudo desta ciência.

Desta forma, a tradição do curso foi sendo repassada de geração em geração, estando, ainda nos dias de hoje, em um patamar bastante elevado em comparação a muitas profissões graças a esta herança patriarcal.

OAB DF

A Constituição

Até os dias de hoje o Brasil já contou com seis constituições distintas, sendo, cinco destas republicanas e apenas uma monárquica. Existem três destas constituições que foram muito importante para o avanço e amadurecimento político do país, a primeira foi em 1891, sendo esta, a primeira de ordem republicana, a segunda foi a de 1967, que dava plenos poder aos militares que exerciam a triste e árdua ditadura militar desde o ano de 1964, esta regularizada todas as atrocidades humanísticas violadas neste período e, a última destas, a de 1988, que trouxe avanços sociais, como por exemplo, a classificação do racismo como crime inafiançável.

Pesquisar