Novo Fiat Punto

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Novo Fiat Punto

Novo Fiat Punto

Sobre o Novo Fiat Punto

Nascido no Brasil em 2007, o Fiat Punto já fazia sucesso na Europa desde muito antes. Lá o carro começou a ser fabricado no ano de 1993, com mais ou menos as mesmas dimensões do Palio.

Aqui no Brasil, a versão do Punto é na verdade a chamada Grande Punto no exterior, e veio para preencher uma lacuna entre o Palio e o Stilo. Ela começou a ser fabricada aqui porque fez muito sucesso lá fora: chegou a ser líder de vendas na Europa nos anos de 2005 e 2006.

Grandes concorrentes do Punto no Brasil são o Citröen C3 e o Volkswagen Polo. O Fiat Punto já foi lançado com tecnologia biocombustível, o que é muito bom para nós, brasileiros, que utilizamos o álcool como alternativa de preço à gasolina (embora nem sempre).

O porta-malas comporta 280 litros, e os entre-eixos medem 2,51 m, o que dá aos passageiros um bom espaço, e torna o Punto um carro ideal para viajar com toda a família. Na realidade, por causa desse espaço e do design diferenciado, ele entra na categoria compacto premium.

Prêmios

O Fiat Punto já ganhou diversos prêmios que o colocam a frente de v[arios concorrentes. Foi, por exemplo, Carro do Ano em 2008 em sua categoria, eleito pela revista Autoesporte. Também foi Carro Nacional do Ano pela Abiauto, Melhor Carro Nacional pela Top Cat TV, e suas propagandas originais também lhe renderam premiações.

2012

A versão 2012 do Fiat Punto, embora tivesse grandes expectativas quanto à restilização (para ficar parecido com o Punto Evo, vendido no exterior), não sofreu grandes mudanças. Contudo, a Fiat lançou uma série especial Itália, para celebrar o “Momento da Itália no Brasil”.

Essa versão oferece rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis e lanternas escurecidos e spoiler na cor do carro, além de itens exclusivos. O pacote com esses diferenciais (e também outros) custa aproximadamente R$ 3.500.

Fiat Punto 2012

Fiat Punto 2012

Sobre o Fiat Punto 2012

O Fiat Punto brasileiro vai passar por uma reestilização e deve ser lançado no mercado ainda no segundo semestre de 2011. As mudanças deixarão o carro mais parecido com o Punto europeu, tanto interna quanto externamente.

Na dianteira, o Punto deve receber novos parachoques, grade, lanternas e faróis com novos elementos internos. Até o momento, parece que nada mais deve ser alterado na parte externa.

Dentro do carro, no entanto, é que estão as maiores mudanças. O painel vai ganhar um desenho diferenciado e o padrão de revestimento será alterado.

Como o nome diz, a reestilização não inclui modificações na parte mecânica do carro. As opções continuam sendo o motor E-TorQ 1.6 de 16V e 1.8 de 16V ou T-Jet 1.4 de 8V ou 1.4 de 16V. Assim, também devem ser mantidos os preços. O motor T-Jet deve continuar até 2014, quando será substituído por um 1.6 E-TorQ Multiair Flex Turbo.

A produção do Palio 2012 deve ser iniciada pela fábrica de Betim no meio de agosto, o que significa que provavelmente deve chegar às concessionárias em setembro.

Punto e Grande Punto

O Punto é um hatch da marca italiana Fiat, lançado no Brasil em 2007. Na Europa, o Punto é mais compacto, com as dimensões do Palio. Lançado ainda em 1993, o modelo europeu foi desenvolvido para ser o sucessor do Uno nos países desenvolvidos.

Em 2005, quando o acordo industrial entre Fiat e GM foi frustrado, os europeus lançaram o Grande Punto para preencher a lacuna entre o Punto e o Stilo. Desenhado por Giorgetto Giugiaro, em 2005/2006, foi o carro mais vendido da Europa e, juntamente com o Bravo e o Cinquecento se tornaram responsáveis pela recuperação da montadora italiana, que passava por problemas financeiros.

Punto brasileiro

Foi esse modelo do Grande Punto europeu que deu origem ao Punto brasileiro. A novidade por aqui, foi o lançamento do carro já com tecnologia bicombustível. Além disso, foi mantida a estrutura central da plataforma “gamma”, que é muito conceituada, mas foram combinados elementos de suspensão do Stilo e do Idea. Essa diferença foi necessária por conta da adequação às más condições de pavimentação do Brasil.

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