Nota do ENEM 2012

links patrocinados

Nota do ENEM 2012

Nota do ENEM 2012

O Exame Nacional do Ensino Médio, ou simplesmente Enem, começou a ser aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) em 1998, quando pouco mais de 157 mil estudantes participaram da prova.

O exame tem diversos objetivos, como analisar a qualidade do Ensino Médio brasileiro e, ao mesmo tempo, promover o acesso a universidades públicas do país, utilizando o resultado do Enem em conjunto com a plataforma Sisu. Por fim, há também a possibilidade de conquista de bolsas de estudo em instituições particulares, com caráter parcial ou integral.

Neste caso, a nota do Enem é utilizada como parâmetro no programa Universidade para Todos. A partir de 2009, o Enem também passou a valer como certificado de conclusão do Ensino Médio para os estudantes do sistema EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Características da prova do Enem

O Enem é realizado uma vez por ano, com dois dias de prova. No total, o exame é composto por 180 questões objetivas, que englobam quatro grandes áreas do conhecimento. Estas questões são aplicadas no primeiro dia de prova, sendo que o segundo dia é reservado para uma prova de Redação.

Enem

As provas do Enem passaram por uma série de mudanças ao longo dos anos. Inicialmente, o exame servia apenas para avaliar a qualidade do Ensino Médio, o que auxiliaria o MEC, posteriormente, a elaborar e executar políticas públicas voltadas para a educação no Brasil.

Aos poucos, as provas começaram a ter algum peso nos vestibulares de instituições públicas. Atualmente, muitas universidades utilizam o Enem como única prova necessária para a admissão nos cursos, tendo a plataforma Sisu como centralizadora do processo seletivo.

Onde consultar a nota do Enem de 2012

Enem 2012

As notas obtidas em uma edição do Enem são utilizadas apenas no ano seguinte, para fins de admissão em cursos superiores ou obtenção de bolsas em instituições particulares.

Por isso, os estudantes se utilizam da nota do Enem de 2012 para ingresso no ensino superior em 2013. Os alunos podem consultar suas notas do Enem no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Dados necessários

Para realizar a consulta, são necessários dados como o ano em que a prova foi realizada, o CPF do candidato e a senha, criada no momento da inscrição online para o Enem.

Como saber a Nota do ENEM 2012

Caso você não se lembre da senha, é possível recuperá-la por email. A página do Inep também permite que os estudantes consultem seu número de inscrição, que precisa ser utilizado para o cadastro no Sisu.

Como utilizar a nota do Enem 2012 no Sisu

Os candidatos que almejam uma vaga no Ensino Superior público brasileiro devem se cadastrar no Sisu, utilizando os dados do Enem para o cálculo da nota.

No momento da inscrição, o candidato opta por dois cursos de graduação. Caso supere a nota de corte da instituição, é possível pleitear uma vaga naquela universidade. Assim como nos vestibulares tradicionais, há também uma lista de espera, preenchida de acordo com as vagas que não foram ocupadas pela primeira chamada.

Como utilizar a Nota do ENEM 2012 no sisu Onde consultar a Nota do ENEM 2012

Pesquisar