NBA 2014

links patrocinados

NBA 2014

A NBA (National Basketball Association) é a maior liga de basquete do mundo. Composta por trinta equipes em sua divisão principal (29 norte-americanas e uma canadense), a NBA é a liga que tem os maiores salários médios do esporte no planeta.

Surgimento da NBA

A NBA foi criada em 1946, período em que era conhecida como BAA (Basketball Association of America).

NBA 2014 NBA

Esse nome mudou três anos depois, quando adotou o NBA que permanece até os dias atuais. Atualmente, a competição é transmitida para dezenas de países, com altos índices de audiência.

NBA 2014 - saiba mais

Temporada

A temporada principal da NBA tem início em outubro, seguindo até abril do ano posterior. Cada equipe disputa 82 jogos na fase de grupos. A competição é dividida em dois grupos de 15 equipes, sendo que oito delas se classificam para as fases finais, conhecidas como playoffs, o mata-mata da categoria. Esta fase começa em abril, imediatamente após o final da fase de grupos (também conhecidos como conferências). O melhor colocado em uma conferência enfrenta o pior da outra, em um sistema parecido com os mata-matas do futebol brasileiro.

Nas fases finais, o objetivo é conquistar quatro vitórias. Portanto, é possível que aconteçam entre quatro e sete partidas para definir quem avança à fase seguinte. As finais da competição acontecem em junho. A NBA possui um interessante sistema de teto salarial, que busca evitar o amplo domínio daqueles times que têm melhores condições financeiras. Este dispositivo tem como objetivo aumentar a competitividade, para evitar situações como a da equipe do Boston Celtics que, na década de 1960, conquistou oito títulos seguidos.

NBA - o que é

Títulos por equipes

Devido à sua supremacia na década de 1960, a equipe do Boston Celtics lidera com folga o ranking de maiores vencedores da NBA, com 17 títulos conquistados. A equipe é seguida pelo Los Angeles Lakers, que tem 11 títulos na NBA. Em seguida estão Chicago Bulls (5), Minneapolis Lakers (que se tornou o Los Angeles Lakers) (5), San Antonio Spurs (4).

Detroit Piston e Miami Heat têm três títulos cada; Knicks, 76ers, Warriors e Rockets são bicampeões. Dez equipes têm um título da competição, dentre elas o Portland Trail Blazers e o Dallas Mavericks.

NBA 2014 - temporadas

Temporada de 2014 da NBA

No momento, a temporada de 2013 da NBA acaba de começar. Após quatro rodadas, têm se destacado as equipes do Los Angeles Clippers, Minnesota Timberwolves, Golden State Warriors, Indiana Pacers, Philadelphia 76ers e Detroit Pistons. Contudo, a temporada é extremamente longa, e muita coisa pode mudar.

A temporada de 2014 da NBA, por sua vez, terá início apenas em outubro de 2014. Por isso, ainda há poucas informações sobre as equipes e atletas que estarão no torneio. O último vencedor da NBA foi o Miami Heat, que conquistou o tricampeonato na temporada 2012-2013. Devido ao alto nível de organização do torneio, é improvável que aconteça alguma mudança de regulamento para as próximas temporadas. No Brasil, a NBA de 2014 será transmitida em canais de TV por assinatura, como Esporte Interativo, ESPN e SporTV.

Pesquisar