Modem 3g

links patrocinados

Modem 3g

Modem 3G

Os modens são a porta de entrada para uma conexão com a internet e vem da abreviatura de modulador e demodulador. Os modens funcionam através de uma linha telefônica na qual modulam sinais analógicos e os transformam em digitais. As conexões com a internet permitem utilização de modens de banda larga e os de banda estreita (também conhecidos por Dial-up) que são aqueles que atingem baixas velocidades e cujas conexões são utilizadas com diversas linhas telefônicas e por isso a demora no tráfego de dados. Outros modens muito conhecidos atualmente são os modens de conexão ADSL e DSL que possuem velocidade bem mais alta, chegando a 60 Mbps e não convertem sinais analógicos para digitais, uma vez que neles só há sinais digitais. Os modens de tecnologia 3G são mais atuais e permitem conexões em computadores portáteis e celulares, se assemelham aos pen drivers e possuem velocidades medianas, se comparados com os modens de banda larga.

Sobre o Modem 3G

Modelos de Modem 3g

Os modens 3G são basicamente ligados a uma linha telefônica e fornecem internet a celulares, notebooks, smartphones e outros aparelhos móveis. Os modens 3G não possuem fio e são conectados diretamente nos aparelhos através das entradas USB dos mesmos. Para que os aparelhos portáteis de celular e computadores possam ser conectados a uma linha 3G é necessário que haja compatibilidade e que esses aparelhos sejam habilitados para isso, ou seja, os aparelhos precisam ter uma linha telefônica de acesso à internet 3G. Atualmente muitas operadoras já oferecem este tipo de tecnologia. A velocidade média deste tipo de conexão é de aproximadamente 300 Kbps, mas pode ser aumentada se forem utilizadas as tecnologias HSDPA e HSUPA chegando a atingir velocidades superiores a 1 Mbps.

Instalação

Configuracoes do Modem 3g

Os modens 3G precisam de um software para funcionar nos aparelhos móveis de celular e computador e para isso é necessário que haja a instalação de uma plataforma que permita que sinais sejam enviados e recebidos, a fim de haver conexão com a internet. Primeiramente o usuário irá instalar um driver em seu celular ou computador, este driver é instalado a fim de permitir uma comunicação entre uma central e o aparelho. Depois de realizada a instalação do programa, outro programa será também instalado, mas desta vez um programa que permita uma comunicação via linha telefônica que será o que de fato habilitará o aparelho para a internet. As tecnologias embora sejam chamadas de 3G são várias e é a partir delas que a velocidade da conexão é fornecida. Dentre as tecnologias pode-se citar: EDGE, GSM, WCDMA, GPRS, HSPA, HSUPA entre outras.

Marcas dos Modens

Tipos de Modem 3g

Os modens de tecnologia 3G chegaram rapidamente ao mercado e muitas marcas foram lançadas. Algumas pessoas confundem marcas com operadoras, as operadoras são quem habilitam os sinais desses modens nos computadores móveis e celulares, mas as marcas são as empresas que desenvolvem tais aparelhos, são quem os fabricam. Os modens, como foi dito, se parecem com pen drivers e também podem ser utilizados para o mesmo fim, uma vez que algumas empresas acoplam cartões de memórias nos modens e eles acabam tendo duas funções. Algumas pessoas confundem os sinais dos modens com sinais de celulares e acabam posicionando seus aparelhos para obter uma conexão melhor, embora não haja nada que determine este fato alguns experimentos comprovam que em determinados locais os modens acabem por não manter uma conexão satisfatória. Acredita-se que este fato se deve à frequência de sinais emitidos pelas antenas de internet.

Tecnologia 3g Preco de um Modem 3g

Pesquisar
Artigos Relacionados