Melhores filmes de animação dos anos 2000

links patrocinados

Melhores filmes de animação dos anos 2000

Os filmes de animação são quase tão antigos quanto o próprio cinema. O primeiro deles, Steamboat Willie, foi lançado em 1928 e teve como protagonista Mickey Mouse, que nas décadas seguintes se tornaria um dos maiores ícones da indústria do entretenimento. Quase quarenta anos antes, o francês Émile Reynaud já havia realizado algumas projeções de animação no Théatre Optique, em Paris.

Popularização das animações

Melhores filmes de animação dos anos 2000 Conheça os Melhores filmes de animação dos anos 2000

As animações estiveram presentes ao longo de toda a história do cinema, em maior ou menor grau. As animações antigas exigiam que cada quadro fosse desenhado manualmente. Em seguida, estas imagens eram apresentadas de forma rápida, dando a sensação de movimento para os espectadores. Este sistema é utilizado até os dias atuais, mas convive com um método bem mais moderno – embora igualmente trabalhoso: as animações por computação gráfica.

Os filmes de animação ganharam uma popularidade incrível a partir de 1995, com o lançamento do revolucionário Toy Story, pela Pixar. Este foi o primeiro filme da história criado inteiramente por computação gráfica, o que acabou se tornando uma característica dos filmes de animação dos anos 2000. Esta foi uma década muito frutífera para este tipo de produção, graças, principalmente, à atuação de grandes indústrias como Disney, Dreamworks e Pixar. Confira, abaixo, alguns dos principais filmes de animação dos anos 2000, tendo como referência o período entre 2000 e 2010.

Filme de animação

Principais filmes de animação dos anos 2000

Um dos filmes de animação dos anos 2000 mais importante foi Procurando Nemo, de 2003. A produção da Pixar ganhou, recentemente, uma versão 3D, exibida nos principais cinemas do mundo. Outra franquia de muito sucesso que teve início em 2001 foi Shrek. O simpático ogro e seus amigos ganhariam diversos outros filmes ao longo da década.

Em 2004, a Pixar lançou Os Incríveis, outro filme que se tornou rapidamente um verdadeiro clássico da animação. Dois anos antes, chegava aos cinemas A Era do Gelo, filme que também ganhou diversas sequências.

Confira os Melhores filmes de animação dos anos 2000

Características dos filmes de animação dos anos 2000

A primeira década do século XXI foi marcada por uma característica do pioneiro Toy Story: a utilização integral de computação gráfica, o que deu uma incrível liberdade técnica para produtores e roteiristas. Outro ponto importante destas animações são os roteiros versáteis, que agradam tanto a crianças como a adultos.

Um dos filmes que chamou muita atenção nos anos 2000, por fugir do padrão da época, foi a animação A Fuga das Galinhas. O filme, lançado em julho de 2000, foi todo produzido em stop motion, técnica de animação em que cada quadro é fotografado e, em seguida, apresentado em sequência, dando a noção de movimento. O stop motion é geralmente feito com massa de modelar, o que torna o trabalho extremamente difícil.

Filmes de animação dos anos 90

Outros filmes

Acima, mencionamos apenas alguns dos poucos filmes de animação dos anos 2000 que fizeram sucesso. Contudo, outras produções merecem destaque, como Up!, Ratatouille, Wall-E, Noiva Cadáver, Coraline, Monstros SA, Mary and Max e dezenas de outros. Sites especializados, como o IMDB, trazem grandes listas de animações da época.

Pesquisar