MEC ENEM 2010

links patrocinados

MEC ENEM 2010

MEC ENEM 2010

Atualmente uma das principais maneiras de entrar para a universidade pública e gratuita no Brasil é passando na prova do vestibular ou então tirando uma pontuação satisfatória no Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. O Ministério da Educação (MEC), do governo federal, é que tem a missão de aplicar o Exame a todos os estudantes interessados que completaram o Ensino Médio. Atualmente quase todas as universidades públicas, federais, estaduais e federais tecnológica estão aderindo ao ENEM por si só ou combinado com o vestibular. O Ministério da Educação pretende com isso que aos poucos o ENEM se torne uma prova universal de ingresso nas instituições de ensino superior brasileiras.

Falha no MEC ENEM 2010

Mec Enem

Em 2010 o MEC acabou falhando na aplicação do teste e muitos estudantes brasileiros foram prejudicados por erros que vieram na prova. O caso teve muita repercussão nacional e foi motivo de intensas disputas judiciais entre candidatos e governo federal, uma vez que a prova representa um momento muito importante para os estudantes e que como veio com erros acarretou em prejuízos emocionais, materiais e físicos.

Conteúdo das provas MEC ENEM 2010

O Exame Nacional do Ensino Médio tem por objetivo testar os conhecimentos do estudante sobre o que aprendeu na sua trajetória escolar, sobretudo no que aprendeu nos três anos de Ensino Médio. Nas provas ENEM 2010 do MEC o conteúdo cobrado relativo aos conhecimentos do aluno foi bastante abrangente e feito a partir de quatro grandes áreas de conhecimento, que são Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Ciências Humanas.

Enem 2010

As questões da prova do MEC no ENEM 2010 primaram pela interdisciplinaridade dentro de cada setor de conhecimento. Assim, na área de Linguagens o estudante deveria saber sobre linguagens e códigos, língua estrangeira moderna, artes, educação física, língua portuguesa, interpretação de textos, gramática e tecnologia da informação. Na área de Matemática no ENEM 2010 do MEC foi exigido dos estudantes o conhecimento sobre as ciências exatas e tecnologias aplicadas. Em Ciências na Natureza o conteúdo cobrado foi referente a Física, Química e Biologia. Enquanto que na área de Ciências Humanas foram cobrados conteúdos de História, Geografia, Sociologia, Filosofia e conhecimentos gerais sobre a área.

Problemas com a prova amarela ENEM 2010

Resultado Mec Enem

O problema encontrado por muitos candidatos no MEC ENEM 2010 estava na prova amarela, onde se concentraram questões das áreas de “Ciências da Natureza e suas tecnologias” e “Ciências Humanas e suas tecnologias”.

Isso porque o caderno de prova amarelo chegou até os estudantes no dia da prova com erros de impressão, em que os cabeçalhos foram mudados o que não permitiu que o gabarito fosse preenchido de forma correspondente.

Brigas judiciais

O caso do erra na impressão das provas foi muito sério e virou motivo de uma longa e desgastante briga judicial. Juízes,alunos prejudicados, Ministério da Educação e procuradores da justiça se viram entrincheirados com a situação. O impasse ficou no cancelamento geral da prova, o que seria inviável para o MEC, sobretudo. Então foi decidido que apenas os alunos que tiveram provas com erro refizessem a prova, mesmo sendo uma decisão polêmica. Os órgãos judiciais também insistiram em acordos e indenizações para estudantes que se sentiram prejudicados.

Exame nacional do ensino medio Enem Ministerio da Educacao

Pesquisar