Jovem Aprendiz 2012

links patrocinados

Jovem Aprendiz 2012

Jovem Aprendiz 2012

O Jovem Aprendiz é um projeto, também conhecido pela chamada Lei do Aprendiz, que foi aprovada no ano de 2000 e finalmente regulamentada cinco anos depois, estipulando que toda a empresa de grande ou médio porte precisa ter dentre cinco a quinze por cento dos seus contratados como aprendizes. Essas pessoas possuem entre catorze e vinte e quatro anos, sendo que estão em um período escolar ou de formação profissional. O principal objetivo dessa lei, obviamente, é inserir o jovem o quanto antes no mercado de trabalho, facilitando o acúmulo de experiências e contato com a sua área de interesse e pessoas que possam ensiná-lo a aprender na prática determinadas ações específicas.

Em hipótese alguma o programa do Jovem Aprendiz pode comprometer com os estudos do aluno, sendo que até mesmo o seu trabalho deve ter um horário reduzido (de no máximo seis horas). Ao ser instituída a Lei do Aprendiz, muda-se o Estatuto da criança e do adolescente (ECA) para essas exceções, sem é claro permitir o abuso e o trabalho infantil, seja ele de qualquer natureza. As normas da Consolidação de Leis Trabalhistas também são alteradas para que esses jovens também tenham diferentes direitos já estabelecidos anteriormente para qualquer trabalhador.

Algumas das entidades que são responsáveis pela implementação do Jovem Aprendiz no mercado de trabalho incluem: o IEP, a Associação de Ensino Social Profissional (AESP), o Centro Interprofissional de Apoio a criança (CIACA), o Instituto da Oportunidade Social (IOS), o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), entre outros.

Mais informações

Todos os programas possuem um prazo de começo e fim e os aprendizes são acompanhados tanto durante o trabalho quanto no seu desempenho escolar (para que um não afete o outro negativamente). O ideal é que o jovem possua amparo teórico (no sentido do aprendizado profissionalizante que está tendo) com o amparo prático (na empresa em questão). As instituições sem vínculo com o governo são organizadas a partir do Conselho Municipal de Direitos da criança e do adolescente (CMDCA), que deve realizar a fiscalização com frequência.

Para mais informações, acesse o site oficial da Lei do Aprendiz, bem como das instituições citadas que irão te ajudar a achar alguma empresa de acordo com a sua formação para que você obtenha experiências necessárias para compreender as atividades da profissão. Esse tipo de iniciativa é extremamente necessária e deve ser divulgada ao máximo em todo o país, principalmente nas regiões com ensino menos valorizado.

Na página oficial da internet da Lei do Aprendiz, você também encontra relato de empresas, formadores e até mesmo de jovens que já fizeram parte do programa. Essa é a melhor forma de ficar por dentro e ver como iniciar o programa para você ou alguém conhecido. Você pode também visitar a instituição representante mais próxima da sua casa e conversar com o supervisor.

<2>Fotos

Jovem Aprendiz 2012Jovem Aprendiz 2012
O Jovem Aprendiz é um projeto estipulado por LeiO Jovem Aprendiz é um projeto estipulado por Lei
Toda empresa de médio e grande porte precisa ter entre 5 e 15% de aprendizesToda empresa de médio e grande porte precisa ter entre 5 e 15% de aprendizes

Pesquisar