Japão: bolsas de estudo para brasileiros 2015

links patrocinados

O Japão é um país asiático e muito desenvolvido, se enquadrando como uma nação de primeiro mundo, o que acaba atraindo diversos profissionais e também estudantes que procuram novas experiências. Confira mais informações sobre o Japão: bolsas de estudo para brasileiros 2015.

Bolsa do Ministério da Educação do Japão

MEXT é o Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão
O MEXT está oferecendo bolsas para brasileiros estudarem no Japão em 2015

O MEXT – Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia japonês está com uma oferta bastante interessante para estudantes. Para o Japão: bolsas de estudo para brasileiros 2015 são oferecidas 6 vagas para estrangeiros em todo o mundo, sendo que os cidadãos de nosso país também estão convidados a concorrer.

As bolsas são para alunos de pesquisa que estejam na pós-graduação, graduandos e alunos de escolas técnicas de nível superior de várias áreas do conhecimento, sendo que não é obrigatório ser fluente em japonês. Os interessados no Japão: bolsas de estudo para brasileiros 2015 que não tiverem o domínio vão ter 6 meses de curso preparatório para que tenham mais facilidade na hora de começar os estudos nas universidades do país.

Como se inscrever – Japão: bolsas de estudo para brasileiros 2015

No caso do Japão: bolsas de estudo para brasileiros 2015 oferecidas pelo MEXT, a primeira dica é ler o edital completo disponível na Internet e ver o se seu curso está entre os solicitados. Cada nível de conhecimento possui diferentes requisitos obrigatórios, como é o caso do técnico, que exige que o estudante entre no terceiro ano de curso.

Para se inscrever para essa modalidade do Japão: bolsas de estudo para brasileiros 2015, é preciso fazer uma prova e ser aprovado, mas cada estudante possui um prazo diferente. A bolsa cobre as passagens aéreas de ida e volta para o país, uma quantia de itens por mês, além da isenção de pagamento na universidade.

Uma das melhores instituições de ensino superior do Japão é a Universidade de Tóquio

Bolsa para descendentes de japoneses

Nas dicas sobre o Japão: bolsas de estudo para brasileiros 2015 também está a de Treinamento Nikkeis no país, em que podem concorrer estudantes presentes em toda a América Latina. A parceria é do Governo Japonês junto à JICA – Japan International Cooperation Agency, sendo que as vagas são para estudantes de mestrado e alunos em idade escolar (de 12 a 16 anos).

Há diversas modalidades de bolsas de estudo para brasileiros no Japão

JICA: bolsas de estudo para brasileiros 2015

Aqueles que estiverem interessados no JICA Japão: bolsas de estudo para brasileiros 2015 e possuírem os requisitos descritos acima devem consultar a modalidade de processo seletivo no site oficial da agência. É preciso responder a vários formulários, escrever sobre seu plano de estudos, mandar um currículo em japonês e inglês, além de enviar certificados de saúde e histórico médico.

Existe apenas uma vaga para cada país latino, portanto, o processo é muito disputado. Confira mais informações sobre as inscrições para o Japão: bolsas de estudo para brasileiros 2015 na página do JICA.

As bolsas de estudos para brasileiros no Japão costumam ser direcionadas a alunos de graduação e mestrado

Como fazer Intercâmbio na Itália

Como fazer Intercâmbio na Itália

Principalmente no sul do Brasil, se sabe que a colonização italiana teve um peso muito forte, e até hoje pode-se perceber vários resquícios culturais dos italianos de outrora nas civilizações atuais dessa região do país.A linguagem, pratos típicos, comportamento, cultura… Enfim, muito da cultura brasileira teve contribuição da italiana.

A Itália enquanto país, é situada na Península Itálica, na Europa Meridional e em duas ilhas do Mar Mediterrâneo, Sicília e Sardenha. É um lugar com várias diferenças culturais e econômicas, e tem um comércio bastante facilitado por causa da grande costa marítima e dos mares e rios que passam ao redor.

O idioma falado na Itália é o italiano e, mesmo ele sendo falado somente por lá como língua oficial, é grande o índice de brasileiros que tem o desejo de aprender italiano (muito por causa da colonização também). E nada melhor para aprender italiano do que passar um tempo convivendo com pessoas nativas, e por isso o intercâmbio para a Itália é uma excelente opção nesses casos.

Intercâmbio

A maior parte dos intercâmbios feitos na Itália são para pessoas que querem estudar um curso de idiomas ou então fazer uma especialização de graduação. Os intercâmbios que incluíam trabalho de estrangeiros no país foram desestimulados por causa da condição econômica delicada nos últimos anos.

Mesmo assim, se a intenção é estudar, vale a pena tentar um intercâmbio na Itália. Normalmente os cursos de idiomas tem período flexível, que variam de 2 a 52 semanas, e também há a opção de fazer um ano acadêmico no país (consulte a sua universidade e veja os programas de parcerias com universidades italianas; é o melhor caminho para cursar a graduação lá).

É importante ter em mente, se a sua intenção é realmente ir para a Itália, que lá não é um lugar para se ganhar dinheiro trabalhando por um período, oportunidades que alguns países como a Inglaterra, Alemanha e EUA ofereciam há algum tempo (ou ainda oferecem). Mas é uma experiência incrível em termos culturais, culinários, artísticos e intelectuais.

Por que ir para a Itália

Só para citar alguns exemplos, foi na Itália que nasceu o movimento Renascentista, após o período da Idade Média, que também foi forte por lá. São italianos alguns dos maiores gênios da arte, da literatura, da música, do cinema, da filosofia e da ciência no mundo, como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Dante, Rafael, Caravaggio, Maquiavel, Pavaroti, Antonioni, Fellini, Sophia Loren e Roberto Benigni, para citar alguns nomes. Portanto, sua bagagem cultural irá crescer muito ao ir para a Itália. Consulte seu agente de viagem e planeje seu intercâmbio!

Pesquisar