J3 JAC

links patrocinados

J3 JAC

J3 JAC

A JAC Motors é uma marca de veículos chinesa de caráter estatal e está entre as dez maiores fabricantes no país, sendo que ultrapassou a marca dos quatrocentos e cinqüenta mil carros por ano – tendo o ano de 2011 como referência. Fundada nos anos sessenta, mais especificamente em 1964, a JAC Motors está localizada em Hefei, na província de Anhui. No início, a marca se limitava à produção de caminhões, mas desde 2007 começou a produzir também veículos, embora sua especialidade sejam os carros de grande porte.

No ano de 2010, a JAC anunciou a produção de um veículo elétrico de médio porte, o que fez com que a marca se destacasse na mídia pela sua relação ambiental. Houveram boatos de que a JAC estaria se juntando com a marca Chery, visto que a JAC produz principalmente caminhões enquanto que a segunda é reconhecidamente fabricante de veículos familiares. Apesar de ambas serem famosas na China, a JAC por exemplo só vendeu menos de quinze mil unidades fora do país – ainda que hajam planos de expansão mundial.

As exportações da marca iniciaram na década de noventa, sendo que o primeiro país a receber a marca foi a Bolívia. Desde então, a expansão vem acontecendo exponencialmente, embora ainda não se possa caracterizar a marca como uma grande internacional como é o caso da sueca Volvo ou das Asiáticas Hiunday e Honda, por exemplo. São mais de cem países atualmente contando com produtos JAC, sendo que a marca possui em grande parte modelos que quando médios não tem muitos acessórios e complementos.

Mais informações

O J3 é um modelo que foi lançado há pouco tempo, tendo o início da sua venda no Brasil em maio de 2011, sendo que é o segundo modelo da marca que realmente se manteve permanente na linha, com alterações e re-fabricações. Apesar de tentar emplacar, a JAC demorou a agradar tanto os brasileiros quanto o restante dos clientes ao redor do mundo. A assistência autorizada sempre foi uma dúvida – como geralmente são quando os veículos são fabricados fora do território nacional.

No Guia Quatro Rodas, por exemplo, o J3 recebeu mais avaliações negativas do que positivas em um desequilíbrio extremamente visível: problemas de super aquecimento do motor, painel elétrico com problemas, uso excessivo de gasolina, etc. Aos poucos, a JAC Motors foi respondendo às críticas dos clientes e da mídia especializada no sentido de melhorar o desempenho e a performance do veículo, principalmente para melhorar a imagem da marca no país – ainda que seus carros tenham fama de mais baratos.

A JAC começou de forma mais definitiva a sua campanha de vendas e publicitária na TV e também em meios como revistas e jornais impressos desde 2011, justamente com o lançamento do modelo J3, que é o mais enfatizado para a venda no Brasil. Para maiores informações, recomenda-se acessar o site oficial da JAC Motors brasileira, além de visitar uma concessionária representante da marca. O custo do J3 é de cerca de quarenta mil reais, o que está de acordo com o porte do modelo, porém ainda não está estruturado o suficiente para competir com marcas clássicas e confiáveis como Volkswagen, Fiat, entre outras.

<2>Fotos

J3 JACJ3 JAC
Modelo J3 da JAC MotorsModelo J3 da JAC Motors
Traseira do veículoTraseira do veículo

Pesquisar