Inspeção Veicular 2012

links patrocinados

Inspeção Veicular 2012

Inspeção Veicular 2012

A inspeção veicular é um termo que é utilizado para realizar um exame completo nos automóveis do Brasil.

No nosso país existe a Lei 9.053, que foi sancionada no dia vinte e três de setembro do ano de 1997, que constitui o Código de Transito Brasileiro. Essa lei determina de maneira muito clara dois tipos de inspeção veicular que se classificam em duas modalidades – a Inspeção Técnica Veicular, conhecida pela sigla ITV, que está prevista e descrita no artigo 104, e a Inspeção de Segurança Veicular, conhecida pela sigla ISV, que está prevista no artigo 106.

Sobre os tipos de modalidade de inspeção veicular

A primeira modalidade, a Inspeção Técnica Veicular se encontra ainda em fase de discussão no estado de projeto de lei da Câmara dos Deputados e se depara com muita resistência para a sua implantação no Brasil enquanto tramita no Congresso Nacional.

Já a segunda modalidade, a Inspeção de Segurança Veicular está em atuação no nosso país desde o antigo Código Nacional de Trânsito. Essa modalidade, a ISV, pode ser feita por instituições e organizações tanto públicas quanto privadas, desde que todas sejam aprovadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia, Normalização e Qualidade Industrial, o INMETRO, e também licenciadas pelo Departamento Nacional de Trânsito, o DENATRAN. Essas requisições estão ambas previstas na Resolução 232 do CONATRAN, o famoso Conselho Nacional de Trânsito.

Sobre a inspeção veicular – 2012

A cada dia que passa as autoridades se preocupam mais com o meio – ambiente e com a relação existente entre o homem moderno e a natureza. A inspeção veicular, que acontece todos os anos em São Paulo, é uma das formas das autoridades de demonstrar tais preocupações.

A Inspeção Ambiental Veicular já acontece há anos em outros cinquenta países e é considerada uma maneira eficiente de controlar a emissão de gases poluentes liberados pelos escapamentos dos carros, como decorrência da queima de combustíveis.

Tanto nos automóveis quanto nas motos são medidos aos níveis de monóxidos de carbono, o CO, de dióxido de carbono, o CO2 e o hidrato de clorar, o HC. Já em relação aos motores que são movidos a diesel, esse controle é feito através da verificação dos valores de opacidade e de material particulado.

Sobre a Controlar – Inspeção Veicular 2012

A Controlar é uma organização empresarial que foi criada através de uma licitação organizada pela prefeitura de São Paulo que tem como objetivo prevenir e regulamentar a qualidade do ar que é liberado dos carros que circulam pela cidade. Ou seja, é ela que realiza a inspeção e a manutenção dos automóveis e das motos.

Foi a primeira empresa do Brasil a realizar esse tipo de Inspeção Ambiental Veicular e ela opera através da medição dos níveis de poluição sonora, de CO, de CO2 e de HC emitidos pelos carros e motos de São Paulo.

Fotos

Confira Fotos da Inspeção Veicular 2012:

Inspeção veicular 2012Inspeção veicular 2012
A inspeção serve para realizar um exame completo nos carros brasileirosA inspeção serve para realizar um exame completo nos carros brasileiros
Faça a inspeção veicular anualmente Faça a inspeção veicular anualmente

Pesquisar